O Hospital Municipal Irmã Dulce (HMID), localizado no município de Praia Grande, litoral paulista, e gerenciado pela SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, ganhou destaque internacional ao apresentar uma experiência bem-sucedida no tratamento de um caso cirúrgico complexo durante um congresso realizado em Watford, cidade de Londres, na Inglaterra.
O trabalho foi apresentado no Renasys Connection, evento promovido pela multinacional britânica de fabricação de equipamentos médicos Smith+Nephew, que reuniu especialistas da América Latina, Espanha e Portugal para discutir avanços na terapia de pressão negativa, técnica moderna usada na recuperação de feridas complexas.
Representando o serviço de cirurgia geral do hospital, a coordenadora médica Marleany Barros Mohallem apresentou o caso de um paciente com hérnia abdominal gigante, cuja cirurgia foi realizada com êxito após diversas tentativas frustradas em outras unidades de saúde da região e do Estado de São Paulo. No pós-operatório, uma complicação na ferida cirúrgica foi tratada com a terapia de pressão negativa, acelerando a cicatrização e garantindo a absoluta recuperação do paciente.
“Temos sido convidados com frequência para congressos nacionais e, agora, internacionais, para apresentar nossos protocolos e resultados. O que fazemos aqui é baseado em evidências atuais e referências internacionais na cirurgia de parede abdominal. Com um protocolo bem definido para o preparo e tratamento de casos de hérnias complexas, o que ainda é raro dentro da rede pública. É uma grande satisfação representar o Hospital Irmã Dulce e mostrar que, mesmo dentro do SUS, é possível oferecer um cuidado de excelência”, declara Marleany.
O Hospital Irmã Dulce é uma das principais referências da Baixada Santista, com mais de 250 leitos, aparelhos modernos e equipe de profissionais altamente capacitados para atendimentos especializados em diversas áreas, como cirurgia vascular, traumatologia e neurocirurgia. Seu centro cirúrgico conta com 15 equipes multidisciplinares e está entre os mais completos do Estado.
O diretor da unidade, Dr. Amer Khatib celebrou a conquista, “Este caso é fruto de uma equipe engajada, que atua com base em protocolos bem estruturados, sempre com um olhar atento tanto à segurança e ao cuidado assistencial quanto à gestão eficiente dos recursos. O sucesso desse paciente só foi possível graças à atuação integrada de diversos profissionais e especialidades, com o apoio da equipe multiprofissional em todas as etapas do processo”.
Com essa projeção, o Hospital Irmã Dulce reafirma seu papel como símbolo de excelência dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), demonstrando que investimento, capacitação e inovação são caminhos possíveis e concretos para transformar realidades na saúde pública brasileira.
Fonte: Prefeitura de Praia Grande
https://www2.praiagrande.sp.gov.br/noticia/experiencia-bemsucedida-no-hospital-irma-dulce-e-apresentada-em-congresso-na-inglaterra