Na última quinta-feira (20), o Hospital São Paulo (HSP/Unifesp) ampliou a oferta do serviço de reconstrução mamária às pacientes oncológicas acompanhadas pela unidade ou para aquelas que aguardam a cirurgia via Sistema Único de Saúde (SUS). Por meio do projeto Mama Minha, 100 mulheres serão operadas nessa fase inicial. A estimativa é que, nos próximos meses, todos os casos encaminhados à instituição sejam atendidos.
O aumento da oferta será de 500%, tendo em vista que serão feitos aproximadamente 12 procedimentos ao mês, contra dois que eram realizados antes do projeto.
“Devolver e cuidar da saúde de forma integral são algumas das premissas do nosso hospital e, por este motivo, cuidamos também do que diz respeito à saúde emocional das nossas pacientes oncológicas, que merecem ter a autoestima e o bem-estar recuperados por meio do procedimento de reconstrução mamária”, esclarece o Dr. Miguel Sabino, chefe do setor de cirurgia plástica do HSP.
A iniciativa foi possível devido ao investimento de R$1,1 milhão em emendas parlamentares disponibilizadas ao serviço, que irá operar com o dobro de salas disponíveis e conseguirá comprar o número de próteses mamárias necessárias para a realização das cirurgias.
Atualmente, há 90 pacientes em acompanhamento para serem encaminhadas à cirurgia de reconstrução mamária na unidade.
O HSP é o hospital universitário da UNIFESP e atende casos de alta complexidade referenciados via Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (Cross).