O Hospital São Paulo (HSP), vinculado à Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) e à Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), sediou, no dia 1º de setembro, o encontro “Pesquisa Clínica – De Hipócrates à LGPD: Desafios e Soluções”, realizado no 15º andar da instituição. A atividade, promovida pelo Comitê de Ensino, Pesquisa e Extensão (CoEPE), reuniu especialistas para debater a importância da adequação das pesquisas em saúde às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A programação contou com a presença de professores e representantes de diferentes setores da UNIFESP e do HSP, que discutiram temas ligados à ética em pesquisa, uso da tecnologia da informação e comunicação, além do papel do Núcleo de Gestão em Pesquisa e da Fundação de Apoio à Universidade (FAP/UNIFESP). Também houve espaço para abordar a relação entre pesquisa clínica e a prática hospitalar.
Entre os palestrantes estiveram o Prof. Dr. Acary Oliveira, o Prof. Dr. Eduardo Medeiros, o Prof. Dr. Reinaldo Salomão, a Profa. Dra. Tatiana Bonetti, Sidney Estrela e Leonardo Martins Araújo, o Prof. Dr. Marcelo Burattini, a Profa. Dra. Maria José Fernandes, a Profa. Dra. Marimélia Aparecida Porcionatto e a Profa. Dra. Jaquelina Ota Arakaki. A condução do encerramento ficou a cargo da Profa. Dra. Roseli Giudici.
“O objetivo foi reunir especialistas de áreas distintas para refletir sobre como conciliar a tradição da pesquisa clínica com as demandas atuais de privacidade e segurança de dados. Esse diálogo é essencial para que as instituições de saúde possam avançar sem abrir mão da ética e do respeito ao paciente” afirmou o Prof. Dr. Acary Oliveira, coordenador do CoEPE.