O Hospital São Paulo (HSP), vinculado à Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) e à Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), promoveu, na última quarta-feira (10), o I Encontro da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT). O evento reuniu profissionais de diferentes áreas para discutir boas práticas, estratégias e desafios no processo de doação e transplante.
A programação incluiu palestras de especialistas com ampla experiência na área. O Prof. José Osmar Medina de Abreu Pestana, Diretor do Hospital do Rim e Hipertensão, abordou a experiência do hospital que, atualmente, é o maior centro mundial público de transplante de rim, a Profa. Dra. Bartira de Aguiar Roza abordou a atuação da enfermagem no transplante de órgãos, enquanto a Dra. Letícia Vendrami destacou o papel da CIHDOTT. Também participaram a Enfa. Edjane Borelli, que apresentou o trabalho da Organização de Procura de Órgãos (OPO), e a Dra. Ludmila Nascimento, coordenadora do Banco de Olhos do HSP, que falou sobre o processo de doação de córneas.
O encontro contou ainda com a participação do Dr. Eudes Quintino de Oliveira Jr., que discutiu aspectos jurídicos e bioéticos ligados à doação.
A reunião teve o propósito de aprimorar protocolos, fortalecer a comunicação entre equipes, valorizar práticas humanizadas no atendimento às famílias e ampliar a conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos.
“Nosso objetivo é integrar profissionais de diferentes áreas do conhecimento, compartilhar experiências e reforçar a importância da doação de órgãos e tecidos com segurança, para salvar vidas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes que aguardam um transplante”, destacou o Prof. Dr. Eduardo Medeiros, diretor técnico do HSP-HU UNIFESP.









