Em homenagem ao Mês das Mulheres, o Hospital Geral de Pirajussara, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, gerenciada pela SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, realizou em parceria com o município de Taboão da Serra, um mutirão de mamografias para ampliar o acesso à prevenção do câncer de mama. A ação oferece 200 exames extras até o dia 31 de março, para mulheres da cidade.
“O mutirão tem como objeto aumentar a conscientização das mulheres quanto a necessidade de realizar as medidas preventivas para o câncer de mama, evitando assim, complicações de um diagnóstico tardio, com a melhora da perspectiva de cura de uma doença tão impactante na vida das mulheres”, afirma Paulo Neustein, diretor da unidade.
A ação, que começou no início deste mês, buscou garantir que mais mulheres pudessem realizar o exame de mamografia de forma acessível e gratuita. Foram ofertados 10 exames adicionais por dia, com agendamento prévio por meio do Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (Siresp). Os atendimentos aconteceram de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Hospital Geral de Pirajussara.
Além de promover o diagnóstico precoce, a ação busca reforçar a importância da prevenção, proporcionando para as mulheres da região uma oportunidade de cuidar da saúde de forma eficaz. A ação destaca a importância de fortalecer a luta contra o câncer de mama e incentivar as mulheres a realizar o exame de mamografia regularmente.
Os agendamentos para os exames de mamografia foram organizados com o suporte das equipes de saúde da Secretaria de Saúde do município de Taboão da Serra, que colaboraram em viabilizar a logística e garantir a máxima abrangência possível.