No dia 30 de outubro, o Hospital Geral de Pirajussara gerenciado pela SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) realizou o 1º Workshop de Gestão do Cuidado, com o objetivo de promover aperfeiçoamento e excelência no cuidado dos pacientes.
O workshop reuniu 150 profissionais assistenciais das Instituições Afiliadas da SPDM, entre eles médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos e analistas de qualidade. O evento teve como objetivo aprimorar a gestão do cuidado e a segurança do paciente, a partir dos princípios da Saúde Baseada em Valor que busca equilibrar os resultados clínicos dos indivíduos por meio da qualidade dos serviços e da gestão eficiente dos recursos oferecidos pelo hospital.
No evento, os participantes puderam atuar em oficinas práticas e discussões sobre temas como prematuridade, fratura do fêmur no idoso, parto humanizado, cirurgia cardíaca e outros assuntos cruciais para a segurança do paciente e a otimização dos desfechos clínicos. Também foram abordados protocolos e métodos importantes, incluindo o Protocolo de AVCI, Protocolo de Desospitalização, Tracer Cirúrgico, entre outros, visando integrar as melhores práticas assistenciais e garantir a qualidade dos serviços.
Este evento integra os programas de ensino, treinamento e capacitação das Instituições Afiliadas da SPDM. As temáticas do workshop foram escolhidas como exercícios para que os colaboradores que participaram pudessem compreender a necessidade das melhores práticas de segurança no cuidado para a melhoria dos resultados clínicos e cirúrgicos.
O workshop contou com a presença de diversos colaboradores do hospital, dentre eles a Dra. Sandra Turati, diretora técnica do hospital, Fabiana Oliveira Alves, diretora de enfermagem do hospital e a Elizabeth Akemi Nishio, coordenadora do núcleo corporativo de enfermagem das Instituições Afiliadas da SPDM também estiveram presentes.