O AME Idoso Sudeste, gerenciado pela SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, realiza, a partir do dia 29 de setembro, uma programação especial para o Outubro Prateado, mês dedicado à valorização da pessoa idosa e à promoção do envelhecimento saudável. A campanha deste ano tem como tema “Somos todos prateados… e merecemos cuidados de verdade!”, proposto pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, em alinhamento com as estratégias propostas da Década do Envelhecimento Saudável (2021–2030), da Organização das Nações Unidas.
A iniciativa busca sensibilizar tanto os colaboradores da unidade quanto os usuários e seus familiares para a importância da oferta de cuidados integrais na saúde do idoso, desde ações preventivas e educativas até cuidados paliativos e de fim de vida.
“A população brasileira vem envelhecendo com grande velocidade, sendo que a população de pessoas 60+ no Município de São Paulo é de 17,2% da população geral, chegando a 22% em alguns bairros. Com a maior longevidade surgem problemas específicos dessa população e os serviços de assistência à saúde devem estar preparados para essa demanda”, afirma a Dra. Marcia Maiumi Fukujima, Diretora Técnica do AME Idoso Sudeste.
A programação tem início nos dias 29 e 30 de setembro, com a ação “Minuto de Envelhecimento Saudável”, voltada aos profissionais assistenciais e administrativos do AME. Enfermeiros da Linha de Cuidados dos Nonagenários conduzirão rodas de conversa em cada setor, com reflexões sobre o papel de cada colaborador na promoção do envelhecimento saudável. A ação contará ainda com distribuição de bottons temáticos e coleta de sugestões anônimas para melhoria dos processos de trabalho.
No dia 1º de outubro, data em que se celebra o Dia Internacional da Pessoa Idosa, o AME promove uma recepção especial para os usuários e acompanhantes, com entrega de garrafas de água mineral e cartões comemorativos da data celebrada, incentivando hábitos saudáveis como a hidratação.
Uma programação diferenciada será oferecida às pessoas idosas longevas (90+), com cerca de 30 participantes entre longevos e familiares. O evento contará com a presença do flautista Paulo Manoel, da Orquestra do Instituto Bacarelli, que fará a recepção musical dos participantes. Na sequência, haverá distribuição de folders, orientações de saúde, dinâmica da “Caixa da Memória” com relatos afetivos dos idosos, entrega de brindes e coffee break.
Durante todo o mês de outubro, também serão realizados Grupos de Sala de Espera com foco em educação em saúde, voltados a pacientes e familiares, reforçando o compromisso da unidade com a promoção do envelhecimento ativo, saudável e participativo.









