Neste dia 26 de junho, a SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, uma das maiores entidades filantrópicas de saúde do Brasil, completa 92 anos de atuação na saúde pública. Criada no ano de 1933, hoje a SPDM gerencia unidades hospitalares e ambulatoriais construídas e equipadas pelo Estado de São Paulo e por alguns municípios, como Diadema e São José dos Campos, tendo como objetivo levar o que há de mais avançado em atendimento médico, ambulatorial e oferta de exames à população.
“Desde sua inauguração a SPDM tem um compromisso com a formação médica, com a oportunidade de proporcionar aos estudantes da Faculdade Paulista de Medicina um local, que neste primeiro momento foi o Hospital São Paulo, para que pudessem realizar as aulas práticas e aprimorar os conhecimentos adquiridos em sala de aula”, afirma Dr. Ronaldo Laranjeira, diretor-presidente da SPDM.
A instituição é dirigida por um Conselho Administrativo eleito pela Assembleia Geral dos Associados, conforme o seu Estatuto Social e possui quatro superintendências – Hospital São Paulo, Instituições Afiliadas, Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS) e Educação – gerenciadas por profissionais de alta capacitação técnica.
Com cerca de 70 mil colaboradores, a SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina tem o comprometimento de oferecer à população atendimento público de qualidade seja na atenção primária, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou na secundária e terciária, como em hospitais estaduais e hospitais universitários.
Além disso, a instituição contribui com a educação pública da cidade de São Paulo, por meio da administração de Centros de Educação Infantil, desenvolvendo atividades e boas práticas que abrangem diversas habilidades sociais. No ano de 2018, a SPDM ampliou suas atividades no campo da educação, com a fundação da Faculdade Paulista de Ciências da Saúde, que oferece cursos de extensão, graduação e pós-graduação lato sensu.
A atuação da Organização Social de Saúde em diversas áreas, bem como a conquista de prêmios e certificações internacionais ao longo dos anos, reforça o compromisso da SPDM com a população, bem como com os estados e municípios em que oferta serviços.
Buscando sempre a transparência, a SPDM desenvolve políticas institucionais para tornar o ambiente de trabalho de seus colaboradores mais acolhedor e para atuar conforme a legislação, prestando contas de maneira eficiente e transparente aos órgãos contratantes, reguladores e fiscalizadores.
História
O Projeto Memória é uma maneira de conhecer a SPDM por meio do olhar dos colaboradores que atuaram nas unidades gerenciadas pela OSS. Ele foi criado para resgatar e preservar a história da instituição através de vídeos com depoimentos de profissionais que participaram desta trajetória de 91 anos.
Confira: https://www.spdm.org.br/a-empresa/conheca-a-spdm/memoria-spdm