Nesta terça-feira (02), aconteceu no anfiteatro do Hospital de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini, o primeiro Simpósio de Bioética Clínica realizado pela SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina e o Hospital de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini (HTEJZ), com o tema “A recusa à transfusão de sangue, suas consequências jurídicas e aspectos bioéticos”.
Durante a palestra, os especialistas abordaram temas como as consequências legais da recusa à transfusão de sangue, ressaltaram a importância da autonomia dos pacientes e os desafios éticos enfrentados pelos profissionais de saúde. O papel da bioética na tomada de decisões críticas no ambiente médico também foi discutido no simpósio.
O evento contou com a presença de renomados palestrantes: Dr. Eudes Quintino de Oliveira Júnior, advogado, professor da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo e Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo; o Dr. Carlos Magno Michaelis Júnior, Procurador Jurídico Superintendente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP) e membro da Comissão de Prerrogativas Médicas do CREMESP. Contou como presidente da mesa, o Profº Dr. Joaquim Francisco de Almeida Claro, professor livre-docente de Urologia e coordenador do Serviço de Urologia do
Hospital de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini.
Entre as autoridades presentes, o Dr. Nacime Salomão Mansur, Superintendente do Hospital São Paulo, e o Dr. Otávio Monteiro Becker Junior, Superintendente do Hospital de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini, estiveram no local para prestigiar o evento.
O simpósio foi uma grande oportunidade para que os colaboradores da unidade pudessem entrar em contato com assuntos como bioética e legislação. Além disso, eles puderam trocar experiências, refletir a respeito das necessidades e direitos dos pacientes e também sobre deveres dos profissionais de saúde.