Na última quarta-feira (16), a SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, o Instituto Kairós e o Laços do Agro firmaram um Acordo de Cooperação Técnica com o intuito de aprimorar a gestão de compras de alimentos da agricultura familiar para creches da cidade de São Paulo gerenciadas pela SPDM.
“Essa parceria demonstra o compromisso da nossa instituição em ofertar uma alimentação saudável e livre de agrotóxicos para os alunos que frequentam os Centros de Educação Infantil (CEIs) que gerenciamos”, afirma Dr. Ronaldo Laranjeira, diretor-presidente da SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina.
O acordo não envolve transferência de recursos financeiros entre as partes e prevê a execução de um projeto-piloto para avaliação da viabilidade técnica e operacional de uma plataforma tecnológica desenvolvida pela Laços do Agro LTDA que irá otimizar a compra de alimentos para as unidades de educação que a SPDM administra. A ideia é que o projeto se expanda para outras CEIs da rede.
“A SPDM, na condição de gestora de unidades educacionais conveniadas à rede pública municipal de ensino de São Paulo, busca trabalhar para a implementação de soluções tecnológicas que otimizem a compra e distribuição de produtos oriundos da agricultura familiar”, declara o Dr. Nacime Mansur, superintendente das Instituições Afiliadas da SPDM e do Hospital São Paulo.
A implementação deste projeto-piloto está alinhada com os princípios estabelecidos na Lei n.º 11.947/2009 e nas diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que prioriza a aquisição de alimentos provenientes da agricultura familiar para compor a merenda escolar das instituições públicas e conveniadas.
Além disso, o acordo está alinhado à Lei Municipal n.º 16.140/2015 e seu Decreto Regulamentador nº 56.913/2016, que estabelecem a inserção de alimentos orgânicos e agroecológicos na alimentação escolar da cidade de São Paulo.