Na primeira quinzena de dezembro, a SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina foi uma das instituições certificadas em 2024 com o Selo Igualdade Racial, concedido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, durante cerimônia realizada na Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo.
O troféu reconhece o comprometimento de organizações públicas e privadas que desenvolvem práticas efetivas de promoção da igualdade étnico-racial e combate ao racismo. A certificação foi entregue após análise de critérios rigorosos aplicados às 137 instituições inscritas, das quais apenas as que cumpriram integralmente os requisitos foram habilitadas.
Um dos principais critérios é a garantia de que, pelo menos, 20% do quadro de colaboradores, incluindo terceirizados, seja composto por pessoas negras, distribuídas em diversas funções e hierarquias. Na SPDM, esse índice é de aproximadamente 40% de pessoas que se autodeclaram pertencentes a grupos raciais negros (pretos e pardos).
As ações reconhecidas pelo Programa Selo Igualdade Racial estão alinhadas com o 10º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que visa a redução das desigualdades sociais, econômicas e políticas, promovendo a inclusão de todos, independentemente de idade, gênero, deficiência, raça, etnia, religião ou condição econômica.