Nesta sexta-feira, 19 de setembro, o Sistema Único de Saúde (SUS) completa 35 anos. Criado a partir da Lei n.º 8.080/1990, o principal objetivo do sistema foi tornar a saúde um direito de todos a partir da gestão e disponibilização de recursos por meio da atuação do Estado. A SPDM – Associação para o Desenvolvimento da Medicina está presente em todos os níveis de atenção do SUS.
“Para nós da SPDM é um orgulho fazer parte desse movimento de prestação de serviços aos SUS. O sistema é fundamental não só porque tornou o acesso à saúde universal, mas também porque se transformou em um dispositivo de proteção social de todos os brasileiros”, afirma o Dr. Ronaldo Laranjeira, diretor presidente da SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina.
No SUS, os tipos de atendimento são separados em três tipos para que o paciente receba o atendimento certo no local mais adequado, conforme o estado de saúde que apresenta. O conceito do sistema é funcionar de forma integrada e hierárquica, começando pelos casos mais simples e encaminhando os mais complexos.
Na Atenção Primária de Saúde, os pacientes são atendidos principalmente pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com foco na prevenção do adoecimento, como, por exemplo, por meio do controle de doenças crônicas, acompanhamentos de pré-natal e realização de campanhas de vacinação.
Já os atendimentos de nível secundário ocorrem quando o paciente necessita de um atendimento mais específico, com acesso a especialistas e exames de média complexidade, como as ultrassonografias e endoscopias. Os Ambulatórios Médicos de Especialidades gerenciados pela SPDM são exemplos de serviços que atuam nesse nível de atenção.
Por fim, a atenção terciária é voltada para atendimentos de casos mais complexos e graves, como os tratamentos oncológicos e de doenças raras, além da realização de transplantes e de pacientes que necessitam de internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Esse tipo de atendimento ocorre em centros de referência e hospitais universitários, normalmente equipados com tecnologia de ponta. O Hospital São Paulo é uma das unidades terciárias administradas pela SPDM.









