O serviço de teleassessoria médica implantado pelo Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, unidade da prefeitura de São José dos Campos gerenciada pela SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina já evitou cerca de 15 mil consultas presenciais nas áreas de neurologia, neuropediatria e reumatologia, aliviando as filas de espera por especialistas e promovendo maior eficiência na rede pública de saúde.
“O modelo permite o atendimento na rede básica, evitando a peregrinação do paciente, agiliza o desfecho e diminui a procura espontânea ao hospital. Além disso, funciona como educação continuada aos médicos da rede básica que passam a ter oportunidade de solucionar problemas de saúde especiais com ajuda de um profissional especializado”, afirma o Dr. Carlos Maganha, diretor técnico da unidade.
Desde 2021, quando o serviço foi implantado, foram registradas 17.408 interações clínicas virtuais entre médicos generalistas das UBSs e especialistas do hospital, com uma taxa de resolutividade superior a 80%. O serviço também facilitou o acesso a exames de alta complexidade, como tomografia, ressonância magnética (RNM), eletroencefalograma (EEG) e eletromiografia (ENMG), diretamente após a análise dos casos.
Além do acesso mais rápido, a iniciativa fortalece o vínculo entre os níveis de atenção, promovendo educação médica continuada por meio da troca de conhecimento entre os especialistas e os profissionais que atuam nas UBSs.