No dia 21 de março de 2025, a UBS Pro Morar gerenciada pela SPDM /PAIS – Programa de Atenção Integral à Saúde, realizou uma ação de assistência farmacêutica com foco em pessoas com deficiência visual, para apoiar pacientes que enfrentam desafios relacionados à organização de seus medicamentos. A atividade, que ocorreu das 10h às 12h, foi conduzida pela farmacêutica responsável técnica (RT) Larissa Lima de Castro.
A ação foi direcionada para pacientes da UBS Pro Morar que possuem deficiência visual e que fazem uso contínuo de medicamentos. Foram atendidas cerca de 15 pessoas, incluindo homens e mulheres, com ênfase nas pacientes com doenças crônicas, para garantir a continuidade do tratamento e a qualidade no consumo dos medicamentos.
“Essa ação tem como principal foco garantir aos deficientes visuais um tratamento contínuo adequado, através da força tarefa dos multiprofissionais em desenvolver ferramentas e ofertar apoio para que os pacientes possam colocá-las em prática. Consequentemente, podemos assim avaliar o impacto da atenção farmacêutica e multiprofissional na qualidade da terapia medicamentosa”, afirma Larissa, farmacêutica RT da UBS Pro Morar.
Durante a atividade, os participantes foram recebidos na sala multiuso da UBS, onde foi promovida uma roda de conversa e também ofertados atendimentos individualizados. A proposta foi oferecer orientações práticas e treinamento sobre como organizar os medicamentos, utilizando materiais adaptados, como botões, plásticos e texturização, para facilitar a identificação através do tato.
A UBS Pro Morar já realiza um acompanhamento contínuo de pacientes com deficiência visual por meio de visitas domiciliares, e, após a ação, continuará oferecendo o suporte necessário por meio de acompanhamento multiprofissional da equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF). Essa iniciativa reforça o compromisso da unidade em proporcionar um cuidado especializado e contínuo, com foco na segurança e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes com deficiência visual.