O Polo de Curativos do AMA Especialidades Perus, gerenciada pela SPDM/PAIS – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina / Programa de Atenção Integral à Saúde, promoveu um encontro educativo com pacientes atendidos no serviço, com o objetivo de orientar sobre o cuidado com lesões crônicas.
“A ideia de realizar o grupo surgiu da necessidade de abordar com os pacientes a importância do autocuidado no tratamento de feridas crônicas. Sabemos que grande parte da melhora das lesões depende do próprio paciente e de sua participação ativa no cuidado”, explicou Beatriz Arrebola, estomaterapeuta da unidade.
Durante a atividade, os participantes receberam informações práticas e detalhadas sobre a fisiologia da insuficiência venosa periférica e como essa condição impacta a cicatrização das feridas. Também foram abordados sinais de alerta para possíveis complicações, técnicas corretas para a troca do curativo, cuidados durante o banho para prevenir infecções, a importância da hidratação da pele e exercícios para preservar o movimento do tornozelo e essenciais para estimular a circulação sanguínea.
A ação, além de repassar as informações, também proporcionou um espaço de acolhimento e escuta, auxiliando na autonomia dos usuários do serviço. A iniciativa reforça o papel da educação em saúde como ferramenta fundamental para melhorar a adesão aos tratamentos, acelerar a cicatrização e, sobretudo, garantir mais qualidade de vida aos pacientes com lesões crônicas.
Fonte: SPDM/PAIS
https://www.spdmpais.org.br/Noticia/CarregaModelo?idNoticia=967