A SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, celebra pelo segundo ano consecutivo, a conquista do Selo Igualdade Racial – Edição 2025, concedido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, por meio da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial.
“Este reconhecimento reforça a abordagem inclusiva e antirracista da SPDM, que vem sendo evidenciada por suas políticas institucionais e pela integração de práticas afirmativas alinhadas à promoção da diversidade no mercado de trabalho”, destaca o Dr. Nacime Salomão Mansur, Superintendente da SPDM Afiliadas.
O programa reconhece empresas e instituições que promovem ações concretas de inclusão e valorização da diversidade étnico-racial, com pelo menos 20% de profissionais negros (pretos e pardos) distribuídos em diferentes níveis hierárquicos e funções.
Em 2025, 120 organizações foram contempladas com o selo, entre elas o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Grupo Amil, Porto Seguro, KPMG, CIEE e o Metrô de São Paulo, consolidando o programa como uma importante iniciativa de estímulo à igualdade racial no ambiente corporativo.
A conquista obtida em 2024 impulsionou novas metas estratégicas para 2025, voltadas ao fortalecimento da contratação e promoção de lideranças pretas e pardas, além da geração de oportunidades de aprendizado para jovens mulheres pretas, um grupo historicamente sub-representado no mercado de trabalho.
O Comitê de Inclusão e Diversidade da SPDM fomenta um ambiente corporativo baseado em ética, respeito e equidade. Os grupos de afinidade, gênero, racial, pessoas com deficiência (PCD), LGBTQIA+, povos originários, geracional e o grupo transversal, trabalham de forma integrada para garantir que a diversidade seja reconhecida, valorizada e fortalecida em todas as dimensões da Instituição.