Desde o início do surto do coronavírus no Brasil, a Rede de Unidades Afiliadas da SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, com forte atuação no combate à pandemia, segue ampliando o número de leitos destinados a pacientes com Covid-19, nos diversos hospitais que gerencia.
A expansão do número de leitos exigiu a realização de processos seletivos extraordinários para contratação de profissionais, em especial médicos, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas, com especialização em pacientes graves. Essa triagem obedece aos mesmos critérios dos processos seletivos tradicionalmente realizados pela SPDM, só que à distância, para evitar deslocamentos e aglomerações dos candidatos.
Todas as etapas da seleção acontecem virtualmente, por meio de uma plataforma que o candidato acessa. Marcelo Lira Domingues, Gerente de Gestão de Pessoas da SPDM, explica que, além de otimizar os processos, o software adotado utiliza inteligência artificial, garantindo a visualização dos candidatos que possuem maior aderência às vagas. “Com essa ferramenta, podemos construir processos de recrutamento e seleção estruturados dentro de uma única plataforma, montando as etapas desejadas, aplicando testes online, que podem ser complementados por etapas presenciais, e pontuando os candidatos de acordo com nossos critérios de avaliação”, diz.
Segundo Domingues, essa estratégia foi possível graças à adesão da SPDM ao programa “Contratando pela Saúde”, uma iniciativa de 3 startups (Gupy, Jobcam e Acesso Digital), que sensíveis a necessidade de contratação pelas Instituições de Saúde, disponibilizaram gratuitamente acesso e suporte durante três meses, em uma plataforma de Recrutamento e Seleção on-line, reduzindo o contato físico entre os candidatos e os selecionadores. “Os resultados foram tão positivos, que a ferramenta agora faz parte da rotina do RH das unidades afiliadas”, conclui.