Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)

É um Programa do Governo Federal e tem como finalidade prestar socorro, através de unidade móvel, à população em casos de urgência e emergência, oferecendo atendimento em residências, locais de trabalho e vias públicas.

SAMU – São José dos Campos

Em outubro de 2014, a SPDM ajudou a implantar e assumiu a gestão do SAMU – 192 em São José dos Campos, principal polo industrial e cultural do Alto Vale do Paraíba, com cerca de 700 mil habitantes. “O município foi escolhido para inaugurar o Serviço na região devido à sua experiência com o Resgate Saúde, e um acordo com o Ministério da Saúde prevê a ampliação do atendimento do SAMU para mais sete municípios da região – Caçapava, Jacareí, Jambeiro, Santa Branca, Igaratá, Paraibuna e Monteiro Lobato, com uma população estimada de 1 milhão de habitantes – ainda neste ano”, conta o Dr. Carlos Maganha, diretor do Serviço.

Infraestrutura – Atualmente, o SAMU opera com nove viaturas – sete Unidades de Suporte Básico e duas Unidades de Suporte Avançado, custeadas pelo município. Sua base operacional funciona junto ao Comando de Operações Especiais (COE), da Polícia Militar, instalado em área estratégica da cidade. Para atender à demanda, foram contratados 110 profissionais, entre Médicos, Enfermeiros e Socorristas.


Ensinando a cuidar
 – O SAMU de São José dos Campos desenvolveu o Projeto EDU-Coração, que visita escolas da região para treinar – com o uso de bonecos – crianças e adolescentes no reconhecimento de vítimas de parada cardiorrespiratória e nos primeiros socorros a elas, aliando a atividade lúdica ao ensino às crianças.

Samuzinho – Outro diferencial é o programa desenvolvido para divulgação e conscientização de crianças em idade escolar, que frequentam instituições de Ensino Fundamental públicas e particulares da região, sobre a importância do SAMU para salvar vidas. “Nesse momento, aproveitamos para explicar que muitas vezes uma brincadeira ‘inocente’ como o trote pode colocar em risco a vida de alguém que precisa realmente de socorro”, finaliza o Dr. Fernando Fonseca Costa, coordenador do SAMU de São José dos Campos.

Pular para o conteúdo