As unidades gerenciadas pela SPDM em Mogi das Cruzes, no Estado de São Paulo, seguem recebendo acreditações que demonstram a qualidade do serviço prestado à população do Alto Tietê. No último dia 16, foi a vez do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo (HCLPM), gerenciado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, receber a acreditação internacional de nível Diamante, concedida pela Health Standards Organization, em parceria com a IQG – Health Service Acreditation. Assim como o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Mogi das Cruzes, o HCLPM foi certificado pelo programa de excelência Qmentum International, que oferece um processo de avaliação que orienta e monitora padrões de alta performance.
“Sempre é bom lembrar que o principal objetivo deste processo é a melhora constante do seu desempenho, como serviço. E, durante dois anos, o Luzia recebeu visitas para avaliar nossos processos, que resultaram na concessão deste certificado. É motivo de muito orgulho para todos nós do Hospital termos conseguido alcançar nosso objetivo, que comprova a qualidade do serviço prestado à população do Alto Tietê”, afirma João Luiz de Miranda Rocha, diretor técnico do Hospital.
Para receber o certificado, as instituições devem alcançar algumas metas, como redução no potencial de ocorrência de incidentes de segurança do paciente, acompanhamento dos indicadores de desempenho e resultado, integração de normas e melhores práticas aprovadas e adotadas internacionalmente, aprimoramento contínuo de padrões de excelência e de melhores práticas, além da visão voltada para a o cuidado centrado no paciente.
Inaugurado em 1991, o Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, que atende os 11 municípios do Alto Tietê, destaca-se pelo atendimento de média e alta complexidade, inclusive oncológico. A unidade é considerada um dos 10 hospitais de maior movimento do Estado de São Paulo.
Além disso, o Hospital possui a acreditação ONA 3 (Excelência em Gestão), além de quatro certificações ISO, como a 9001, que estabelece um modelo de gestão da qualidade para organizações, e a 18001, voltada à boas políticas de saúde e segurança ocupacional de seus colaboradores. Inclusive, pela qualidade do atendimento público prestado à população, o Hospital já foi considerado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) como um dos dez hospitais públicos de excelência do país.