Ocorreu na última sexta-feira (19), no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Idoso Sudeste, ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), a “Capacitação em pessoa com demência” para agentes comunitários de saúde e colaboradores do Programa de Acompanhantes de Idosos (PAI). O evento, que reuniu cerca de 40 participantes, teve como objetivo sensibilizar e atualizar os profissionais sobre os desafios e as melhores práticas no cuidado de pessoas com demência.
Durante o dia, foram oferecidas diversas oficinas, dentre elas a “Cenário – a pessoa com problemas cognitivos”. Nela, os participantes puderam vivenciar o dia a dia de um idoso com demência, percorrendo uma casa modelo repleta de situações que podem indicar a doença. A partir dessa experiência, os profissionais foram convidados a identificar os sinais de alerta e os riscos que os acontecimentos do dia a dia podem representar para a segurança dos idosos.
“A capacitação demonstra o compromisso do AME Idoso Sudeste com a promoção da saúde e bem-estar da população. Acreditamos que, por meio da colaboração entre profissionais e familiares, podemos garantir um cuidado mais humanizado às pessoas com demência”, afirma Maiumi Fukujima, Diretora Técnica da unidade.
Foi oferecida, também, a oficina “Dramatização sobre alterações comportamentais em demência”, que proporcionou aos participantes uma experiência imersiva na realidade de quem cuida de uma pessoa com a condição. Através da encenação de situações cotidianas, os profissionais puderam exercitar a empatia e refletir sobre os desafios enfrentados pelos familiares e cuidadores. Outra oficina foi a de vídeos, na qual trechos de filmes com personagens com demência foram analisados e discutidos.
O dia de treinamento foi finalizado com uma roda de conversa sobre “demência na comunidade”, na qual os agentes de saúde e acompanhantes de idosos puderam compartilhar suas experiências e desafios no cuidado destas pessoas. No próximo mês será realizada uma nova edição do treinamento em que serão capacitados mais 40 profissionais.