O leite materno é o alimento ideal para o bebê, pois é rico em nutrientes e anticorpos que protegem contra doenças e infecções. Além disso, a amamentação promove o vínculo afetivo entre mãe e filho e contribui para o desenvolvimento saudável da criança. Para dar luz às desigualdades que existem no apoio às lactantes e sensibilizar a população sobre a importância do aleitamento materno, a campanha Agosto Dourado é realizada todos os anos.
Em apoio à campanha, o Hospital Geral de Pedreira realizará atividades durante uma semana, visando a sensibilização sobre a importância do apoio às lactantes e ao direito do recém-nascido de receber o melhor alimento, que foi especialmente preparado para ele: o leite materno.
“Agosto Dourado é um momento de compartilhar conhecimento e agregar valores para nossa equipe assistencial e, principalmente, para nossos pacientes. Atendemos muitas gestantes e parturientes vulneráveis, que terão apenas o leite materno como alimento disponível para oferecer nos primeiros meses de vida do recém-nascido. Então, reafirmamos nossa missão de levar a esta população o apoio e acolhimento necessário neste momento tão especial e desafiador”, afirma o Dr. Fábio Peterlini, Diretor Técnico do Hospital Geral de Pedreira.
Na semana de conscientização sobre a amamentação, a unidade realizará palestras exaltando a importância do leite materno para o prematuro que, nos primeiros dias de vida, precisa adquirir anticorpos para se manter firme no ambiente onde terá que passar alguns dias ou até meses. Além disso, serão oferecidas oficinas com orientações e, ainda, serão exibidos pela unidade painéis explicativos sobre o tema.
Banco de leite
A equipe do Banco de Leite do hospital promove palestras, rodas de conversa e orientações com as gestantes internadas na unidade. São oferecidas dinâmicas, nas quais as futuras mamães aprendem a melhor maneira de manusear o seio e segurar o bebê na hora da amamentação. “Muitas vezes, durante as atividades em grupo, nós observamos dificuldades em algumas pacientes e intensificamos os atendimentos individuais com elas”, diz Sandra Carboni, Diretora de Enfermagem da unidade.
Diariamente a equipe do Banco de Leite, composta por enfermeira, técnica de enfermagem e nutricionista, visita os leitos das lactantes, avalia e orienta o processo de aleitamento. São realizados cerca de 230 atendimentos mensais. Durante a alta, as mamães ainda são orientadas a procurar o serviço caso sintam qualquer tipo de dificuldade com a lactação. Este apoio é de extrema importância para que elas continuem amamentando e não desistam frente aos desafios desta jornada.
A unidade também realiza a captação das doações de leite materno. As interessadas em doar entram em contato por telefone e, então, ocorre o agendamento de uma visita ao domicílio da lactante. Nesta ocasião, as mamães são orientadas quanto à coleta e ao armazenamento do líquido. Além disso, recebem um kit, para que o processo seja feito com todos os cuidados necessários. Após ser retirado na casa da doadora, o leite ainda é pasteurizado, para garantir a segurança do recém-nascido. O banco tem a capacidade para 80 litros. Por mês, cerca de 40 bebês são alimentados com as doações.
As interessadas em realizar a doação podem entrar em contato do Banco de Leite do Hospital Geral de Pedreira através do telefone 5613-5900, no ramal 4937. O serviço funciona de segunda a segunda, das 7h às 19h.