Em 14 de agosto é celebrado o Dia do Cardiologista, profissional responsável por realizar as consultas, diagnósticos e tratamentos de doenças ligadas ao sistema cardiovascular. A data é importante para reconhecer a atuação dos cardiologistas, que por muitas vezes trabalham sob pressão e em situações de alta complexidade.
Segundo o Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte no país e correspondem a cerca de 30% dos óbitos no Brasil, ou seja, representam aproximadamente 400 mil mortes por ano do total que ocorre em território nacional.
O Dia do Cardiologista também é fundamental para relembrar a população de que o coração é um órgão vital para o ser humano e que certos cuidados devem ser adotados no dia a dia para que ele se mantenha saudável, realizando a função de bombear o sangue para as demais partes do corpo da maneira correta. As dicas abaixo mantém a saúde do coração em dia e inclusive auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares. Confira:
– Manter uma alimentação saudável com a ingestão de frutas, verduras, legumes, cereais integrais e carnes magras é fundamental. Alimentos gordurosos ou com muito sódio podem causar acúmulo de gordura nas veias, e consequentemente, aumentam o risco de infartos e AVC.
– Praticar exercícios físicos melhora o condicionamento do coração, ou seja, fortalece o sistema cardiovascular para que ele tenha capacidade de aumentar a quantidade de sangue em movimento no corpo. Além disso, os exercícios auxiliam na redução da pressão arterial.
– Não fumar é fundamental para a saúde do coração, pois a nicotina encontrada em tabacos e cigarros causa aumento da pressão arterial, aceleração cardíaca e até mesmo isquemia (suspensão da circulação de sangue) e infarto.
– Fazer check-ups regulares, com exames para investigação de possíveis doenças e consultas com o cardiologista é uma das medidas mais eficazes para acompanhar a saúde do coração.