O Hospital São Paulo conta com o apoio da Casa BenLe, unidade de acolhimento de mães de crianças internadas na instituição. A casa é uma hospedagem comunitária que abriga mulheres que precisam de moradia no período de hospitalização de seu filho. O HSP recebe pacientes de todo o país e, em muitos casos, pessoas que residem em outras cidades acabam sofrendo com a distância e incapacidade de arcar com os custos de hotéis ou aluguéis.
A iniciativa foi criada pela administradora Eszter Péchy Alvarenga e seu esposo que, após passarem por adversidade semelhante com o adoecimento de um de seus filhos, dispuseram da propriedade para ajudar outras pessoas que sofram com a mesma situação.
“Em 2020, eu e meu marido fomos acolhidos em uma casa de apoio no exterior para ficarmos perto do nosso filho, que ficou internado por um mês na UTI. Aquela ajuda nos permitiu ficar junto dele o tempo todo e isso foi essencial para a sua recuperação. O nosso projeto é praticamente uma réplica daquela casa, pois sabemos como a ação é fundamental para a saúde da criança e maior bem-estar da mãe”, afirma a criadora do projeto.
O serviço foi inaugurado em janeiro deste ano e, em março, atingiu a capacidade máxima. Além da suíte para descanso, a casa oferece também um café da manhã e algumas refeições. O imóvel dispõe de oito suítes equipadas para acolhimento dessas famílias e não possui limite estabelecido para o período de permanência das mesmas no local, que podem ficar abrigadas enquanto a criança estiver hospitalizada. A porta de entrada para a casa é por meio do Serviço Social da Pediatria, que faz toda a análise do caso e realiza o encaminhamento ao abrigo.
“Nós, profissionais do Departamento de Pediatria e da equipe multiprofissional de pediatria do HSP, agradecemos imensamente a iniciativa da Eszter e de seu esposo. Também expressamos a gratidão que observamos nas mães beneficiadas pelo projeto. Ações solidárias como essa representam um grande alento para todos nós”, diz a Dra. Ana Lucia Goulart, chefe do departamento de Pediatria.
Sobre o Hospital São Paulo
O Hospital São Paulo, administrado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina) é um dos quatro complexos hospitalares mais importantes da cidade de São Paulo e um dos principais centros referenciados do SUS (Sistema Único de Saúde) de formação de médicos, de ensino e de produção científica.
A unidade atende casos de alta complexidade referenciados via Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (Cross) e tem como missão a prestação de assistência à saúde com qualidade, bem como oferecer condições ideais para ensino e pesquisa.