Para celebrar o Outubro Prateado, mês de valorização da pessoa idosa, os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) do Idoso das regiões Oeste e Sudeste, unidades da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo gerenciadas pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), organizaram diversas atividades especiais para os pacientes.
A finalidade desses eventos promovidos pelos AMEs é oferecer aos pacientes novas vivências no local em que costumam tratar suas doenças, e, além disso, disseminar informações sobre o envelhecimento saudável.
Os colaboradores planejaram práticas físicas, culturais, manuais e educativas que irão ocorrer ao longo de todo mês em diversos setores das unidades. As atividades também pretendem ressaltar a importância de proteger, cuidar e garantir a autonomia da população idosa.
O AME Idoso Oeste contará com jogos, músicas e contação de histórias para prevenção do declínio cognitivo, hortoterapia para que os pacientes entrem em contato com a natureza, além de aula de crochê, tricô, bordado e teatro. Também serão ministradas palestras sobre dor e envelhecimento, idadismo e etarismo, e será realizado um workshop de saúde bucal com orientações para os idosos.
Já no AME Idoso Sudeste, os idosos poderão realizar uma visita à Casa Modelo, projetada para treinamento de atividades da rotina diária de pacientes e cuidadores. Eles também contarão com orientações sobre cuidados com os pés, aulas de Yoga e atividades recreativas como bingo e karaokê. O AME também irá promover, na última semana do mês, uma exposição com os artesanatos elaborados nas oficinas realizadas na unidade.