No Brasil, o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em 11 de outubro, é mais uma data em que se discute sobre a inclusão e os desafios enfrentados pela população de pessoas com deficiência (PcD). No mês passado, também ocorreu a Campanha Setembro Verde para promover a inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência (PcD), sendo em 21 de setembro o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.
O Centro de Reabilitação Lucy Montoro promoveu diversas ações significativas para celebrar essas datas. Uma das atividades foi a criação do mural “Árvore da Inclusão”, no qual os pacientes tiveram a oportunidade de expressar ideias e pensamentos, escrevendo frases e mensagens sobre inclusão. O mural ficou acessível para a visualização de todos que frequentam a unidade, servindo como um lembrete para a reflexão do coletivo com a inclusão.
A unidade produziu outro mural que abordou o tema esporte, com as Paraolimpíadas como tema inspirador e de reflexão. O objetivo foi apontar que tanto no esporte quanto na sociedade é preciso investir no potencial e na igualdade de oportunidades, deixando as práticas capacitistas, e pautando cada vez mais a inclusão, as oportunidades e a acessibilidade.
Além disso, nos atendimentos dos pacientes que estão em programa de reabilitação e nos atendimentos em grupo/individual, o tema esporte também foi abordado como ferramenta de valorização das pessoas com deficiência (PcD). Por meio de apresentações de vídeos e considerações sobre os Jogos Paralímpicos, as discussões foram relevantes para mostrar aos pacientes que o esporte pode ser uma causa transformadora na vida das pessoas com deficiência.
Essas iniciativas do Centro de Reabilitação Lucy Montoro são exemplos de como a participação da comunidade, dos colaboradores e a discussão de temas atuais e relevantes podem se unir para promover debates sobre a inclusão e o respeito às diferenças.