No Hospital Municipal de São José dos Campos, administrado pela SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, a UTI Neonatal é referência em atendimento aos bebês prematuros e conta com uma equipe dedicada que garante suporte médico e emocional aos familiares.
“Nós somos um Hospital amigo da criança, na UTI quando o bebezinho interna, os pais podem acompanhar 24 horas por dia, possuem livre acesso, recebem orientações e participam de todos os cuidados, isso é fundamental para a evolução dos pacientes e tranquilidade da família”, explica Flávia Prudente, coordenadora da Neonatal.
Em média, a unidade atende mensalmente 40 bebês prematuros, desde os classificados como extremos, que nascem muito antes do período ideal, nascendo entre 24 e 25 semanas de gestação. A equipe da UTI Neonatal foca na inclusão dos pais no processo, oferecendo livre acesso à unidade e promovendo orientações contínuas sobre os cuidados com os bebês.
A UTI Neonatal do hospital tem como prioridade o atendimento humanizado, com a presença constante dos pais, que podem acompanhar de perto todos os processos e cuidados, recebendo apoio da equipe de profissionais e também dos outros pais que compartilham a mesma dor.
“Eu falo que Deus prepara até as pessoas e aqui recebi empatia e um carinho muito grande de todos. Fiz amizade com a equipe e com as outras mães que também estão passando pela mesma situação. Uma sente a dor da outra e isso nos une”, afirma Raquel Rocha de Jesus, mãe de Miguel, um bebê que nasceu em agosto com apenas 24 semanas de gestação.

Raquel compartilha a intensa luta diária de acompanhar a evolução do seu filho. Ainda necessitando de ventilação mecânica, Miguel se encontra internado na unidade. “Estamos há 82 dias e é uma montanha-russa de sentimentos porque os prematuros são imprevisíveis, é tudo muito delicado”, diz a mãe, que aguarda ansiosa o momento de levar Miguel para casa e celebrar o Natal juntos.
O Hospital Municipal de São José dos Campos ainda conta com o Banco de Leite Humano, que garante a alimentação adequada para os prematuros e contribui para o desenvolvimento saudável dos recém-nascidos.
Novembro Roxo
A campanha Novembro Roxo conscientiza a população em relação aos desafios dos recém-nascidos prematuros, uma vez que no dia 17 de novembro é comemorado o Dia Mundial da Prematuridade. A data tem a finalidade de alertar sobre o crescimento do número de partos prematuros, como preveni-los e informar a respeito das consequências do nascimento prematuro.
No Hospital Municipal de São José dos Campos, a entrada da UTI Neonatal foi decorada com balões e mensagens de apoio, criando um ambiente acolhedor tanto para os bebês quanto para as famílias. Para promover a união entre as famílias de bebês prematuros e as equipes de profissionais de saúde, a UTI Neonatal preparou um encontro especial no Parque da Cidade, com caminhada e piquenique comunitário para celebrar as conquistas e evoluções dos recém-nascidos.
