O AME Idoso Sudeste, em parceria com a Faculdade Paulista de Ciências da Saúde (FPCS) da SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, realizou na última sexta (21) o encontro de encerramento do curso de extensão em Linha de Cuidado da Pessoa com Demência nas dependências do Centro Formador de Pessoal para a Saúde do Governo do Estado de São Paulo – CEFOR.
Com duração de um semestre e carga horária de 60 horas, o curso capacitou cerca de 80 profissionais de diversas áreas da saúde, como medicina, fisioterapia, terapia ocupacional, educação física, psicologia, farmácia, enfermagem, odontologia e serviço social.
“Um paciente com demência é um paciente complexo, do ponto de vista de cuidado, ele precisa desse apoio multiprofissional. Essa questão é imprescindível e foi muito abordada durante o curso. Além disso, pontuamos os fatores de risco da doença para discutir como a prevenção da demência é possível”, destacou a Dra. Marcia Maiumi Fukujima, Diretora Técnica do AME Idoso Sudeste.
O evento contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Entre os participantes estavam Claudia Fló, da Área Técnica de Saúde da Pessoa Idosa da SES; Vinícius da Fonseca Rancan, Articulador de Humanização da SES; e Míriam R. S. Leite Oyama, representante da Supervisão Técnica de Vila Mariana/Jabaquara na área de Saúde do Idoso.
Com coordenação da Dra. Marcia Maiumi Fukujima e da Dra. Bibiana Marie Povinelli, médica geriatra e coordenadora médica do AME Idoso Sudeste, o programa teve como objetivo qualificar os participantes para oferecer um cuidado mais humanizado e eficaz para o atendimento de pessoas com demência, desde o reconhecimento e diagnóstico até o encaminhamento e cuidado a longo prazo na Rede de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa.
O curso foi realizado de forma semipresencial e promoveu a troca de conhecimentos entre os profissionais, reforçando a importância de uma abordagem integral e multidisciplinar. Durante as aulas, foram abordados aspectos clínicos, emocionais e sociais do cuidado com a demência, além de práticas inovadoras e ferramentas para melhorar o suporte aos pacientes, familiares e cuidadores.
No evento de encerramento, os participantes puderam colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, refletindo sobre as questões enfrentadas em suas unidades de trabalho. Eles analisaram os principais desafios vivenciados pelas equipes, além das percepções e dificuldades enfrentadas pelos idosos com demência e seus familiares/acompanhantes. Por meio de discussões que respondiam às perguntas propostas na atividade final, os profissionais compartilharam experiências e destacaram o impacto positivo do curso em suas práticas diárias, reforçando a importância de um atendimento humanizado para melhorar a qualidade de vida desses pacientes.
As coordenadoras também destacaram o papel estratégico da iniciativa na preparação das equipes de saúde, e para o conhecimento não ficar apenas com quem concluiu o curso. “Eu acho que é muito importante vocês disseminarem o conhecimento para as pessoas da unidade. Por que não fazer a sensibilização sobre demência para todos os trabalhadores, desde a recepção até a equipe assistencial? Todo mundo precisa se capacitar. Que é um tema muito difícil mesmo e que demanda muito esforço da equipe, um esforço em conjunto mesmo”, conclui a Dra. Bibiana Povinelli.
AME Idoso Sudeste
O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Idoso Sudeste é dedicado ao cuidado e à saúde de pessoas idosas, oferece atendimento multiprofissional, interdisciplinar e especializado para a população com idade igual ou superior a 60 anos. Além disso, na unidade são oferecidas atividades de convivência para atender às necessidades de um envelhecimento saudável e digno.