O Hospital São Paulo (HSP/Unifesp), vinculado à Associação Paulista Para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), zerou a fila de câncer de próstata durante o mutirão realizado na campanha do Novembro Azul. 40 procedimentos foram ofertados e todos os casos que aguardaram pelas cirurgias foram resolvidos.
O mutirão agilizou o atendimento aos pacientes que precisavam da cirurgia e também reforçou a importância da atenção à saúde dos homens, que devem realizar check-ups anualmente, principalmente a partir de 50 anos. A inciativa também objetivou incentivar a adoção de hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada e a realização de atividades físicas. A prevenção e a detecção precoce são as melhores formas de combater a doença.
Durante o mês de novembro, a unidade realizou diversas ações voltadas à conscientização da comunidade e dos pacientes que fazem acompanhamento no hospital. Por meio de banners, panfletos e orientações, os profissionais da instituição passarão orientações relacionadas à prevenção do câncer de próstata.
Para o chefe do Departamento de Urologia, Fernando Almeida, ainda existe tabu e desinformação relacionados aos cuidados contra a enfermidade, “O Novembro Azul é uma campanha extremamente importante para conscientizar os homens a cuidarem da própria saúde, historicamente, a população masculina negligencia esse tipo de cuidado, o que acaba elevando os índices de óbitos pela doença. Por este motivo, é imprescindível que o assunto seja tratado sem tabu, porque a manutenção da saúde significa vida e isso deve ser reforçado sempre”, esclarece.
Sobre o Hospital São Paulo
O Hospital São Paulo, vinculado à SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina) e à Unifesp, é um dos quatro complexos hospitalares mais importantes da cidade de São Paulo e um dos principais centros referenciados do SUS (Sistema Único de Saúde) de formação de médicos, de ensino e de produção científica.
A unidade atende casos de alta complexidade referenciados via Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (Cross) e tem como missão a prestação de assistência à saúde com qualidade, bem como oferecer condições ideais para ensino e pesquisa.









