O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Santo André, gerenciado pela SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, conquistou a certificação internacional Angels Award Ouro. A premiação foi concedida conforme a qualidade, a agilidade e o suporte técnico adequado para os pacientes de Acidente Vascular Cerebral (AVC).
“Essa certificação é um grande marco para a saúde dos nossos pacientes. Com o reconhecimento precoce dos sinais, as vítimas de AVC têm mais chance de plena recuperação”, comentou a coordenadora geral do Samu de Santo André, Camila Manini.
Para essa conquista, o Samu de Santo André foi monitorado por quatro meses e avaliado em cinco critérios essenciais: tempo médio no local (em minutos), percentual de pré-notificação para o hospital, percentual de doentes entregues em hospitais preparados para AVC, percentual de doentes aos quais os detalhes da medicação são comunicados e percentual de doentes em que a hora conhecida em que o doente foi visto pela última vez é comunicada.
“Estabelecido o reconhecimento dos sinais pelas equipes das ambulâncias, o paciente é direcionado ao Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHMSA) onde dispomos de exames como tomografia computadorizada, intervindo de forma mais rápida e adequada. Estamos empenhados em minimizar o sofrimento e danos das vítimas atendidas pelo Samu”, conclui Camila Manini.
Programa Angels – Angels Award
O Programa Angels é uma iniciativa internacional da Boehringer Ingelheim que busca qualificar os centros de AVC (Acidente Vascular Cerebral) existentes e auxiliar na implementação de novos centros. No Brasil, mais de 150 hospitais fazem parte do programa, que conta também com cerca de 2.800 participantes em todo o mundo. Ele visa a melhoria de atendimento, fornecendo treinamento e capacitação para todas as pessoas envolvidas na assistência do AVC.