Em 19 de janeiro, é celebrado o Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional, a data evidencia a contribuição essencial desses profissionais para a saúde, promovendo inclusão e qualidade de vida para pacientes de diferentes idades. A terapia ocupacional utiliza atividades cotidianas como ferramentas terapêuticas, ajudando as pessoas a desenvolver, recuperar ou manter habilidades físicas e psicológicas necessárias para o seu dia a dia por meio de estímulos cognitivos, sensoriais e motores.
“O terapeuta ocupacional tem como principal objetivo promover a autonomia de indivíduos que sofreram lesões ou doenças que comprometem sua funcionalidade. Além disso, o terapeuta ocupacional desenvolve adaptações e estratégias que visam aumentar a independência e melhorar a qualidade de vida do paciente”, destaca Nathalia Borloni Silva, gerente de reabilitação do Centro de Reabilitação Lucy Montoro de São José dos Campos.
Em uma equipe multidisciplinar, esses profissionais são indispensáveis, pois além de facilitarem a reabilitação, os terapeutas ocupacionais também têm um papel preventivo, elaborando programas que ajudam a evitar lesões e complicações futuras, promovendo a qualidade de vida de grupos vulneráveis. A atuação desses profissionais se torna relevante em um cenário em que o envelhecimento populacional e as condições crônicas de saúde são cada vez mais prevalentes.
O Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional serve não apenas para celebrar o trabalho desses profissionais, mas também para conscientizar a sociedade sobre a importância desses profissionais que transformam o cotidiano de muitas pessoas, promovendo mais autonomia, confiança e qualidade de vida.