O Pronto Socorro Central de Praia Grande, gerenciado pela SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, promoveu uma dinâmica para colaboradores que visa a promoção da saúde mental, para destacar a relevância do autoconhecimento na prevenção do adoecimento emocional. A ação, que ocorreu em celebração ao Janeiro Branco, foi conduzida pela psicóloga Maria Gabriela Rosa.
“Essa atividade também é um momento para conversar, compartilhar. Porque, uma vez que uma pessoa esteja sofrendo por alguma coisa, o colega pode acabar se identificando também, o que gera um sentimento de coletivo, e saúde mental não se faz sem ser no coletivo”, afirma Maria Gabriela.
A atividade iniciou com orientações sobre o tema, seguida por uma dinâmica que envolveu os participantes. Divididos em dois grupos, os profissionais foram convidados a listar situações estressantes que enfrentam, para depois refletirem sobre ações e/ou práticas que contribuem para a manutenção de sua saúde mental.
Ao longo da dinâmica, os participantes compartilharam experiências comuns no ambiente de trabalho e fora dele. A psicóloga, ao final de cada fase da atividade, instigou reflexões sobre a importância do autocuidado, ressaltando que ele é fundamental para além do cuidado com os pacientes. “Foi um momento de identificação, de saber o que exatamente me prejudica, o que me ajuda. E isso foi ressaltado para os colaboradores: A saúde mental se faz no autoconhecimento”, comenta a psicóloga.
A psicóloga Maria Gabriela relatou alguns dos benefícios proporcionados pela ação na unidade, sendo alguns deles a redução do estigma associado aos problemas de saúde mental; promoção da conscientização e a prevenção de problemas de saúde mental; incentivo à resiliência psicológica e aumento do desempenho e produtividade.
Fonte: SPDM/PAIS