No último sábado (8), as UBSs Vila Conceição, Serraria e Parque Real, localizadas no município de Diadema e administradas pela SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, participa do segundo mutirão da campanha “Diadema contra a dengue”. A ação reuniu cerca de 60 profissionais, entre agentes comunitários de saúde e agentes de controle de endemias, das três unidades.
“Tivemos uma excelente adesão no lançamento da campanha e contamos com a participação de todos nesta grande luta que é o combate à dengue”, afirmou o secretário da Saúde, Antonio Carlos do Nascimento de Diadema.
Com o intuito de intensificar as ações de combate à dengue em Diadema, as equipes realizaram busca ativa nas casas dos munícipes para eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti (principal transmissor dos vírus da dengue, chikungunya, zika e febre-amarela urbana). Orientando a população sobre como fazer a eliminação dos focos do mosquito, os colaboradores também orientaram sobre a prevenção e a importância de não deixar água parada.
“A luta contra a dengue é de todos nós, cada pessoa precisa fazer a sua parte para evitar água parada em suas residências e locais de trabalho. Assim, com cada um fazendo uma boa vistoria semanal, podemos prevenir e proteger as famílias e os vizinhos”, reforça o secretário.
Durante o mutirão, a UBS Serraria atendeu pais e responsáveis com crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos (grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde), que puderam se vacinar contra a dengue. Até mesmo quem teve dengue há seis meses pode se vacinar, desde que faça parte do grupo prioritário. Além da vacina contra a dengue, a unidade também disponibilizou outras vacinas para a atualização da caderneta de vacinação.
Lembrando que o esquema vacinal da dengue é composto de duas doses, com intervalo de três meses. A segunda dose é muito importante e fornece a proteção contra a dengue. Após a vacinação, a equipe de saúde indicará a data para retorno e finalização do esquema vacinal.
Campanha contra a dengue em Diadema
A campanha “Diadema contra a dengue” foi lançada no dia 25 de janeiro, com mutirão na região sul do município, que envolveu colaboradores das UBSs Inamar, Eldorado e Paulina.
As equipes percorreram as ruas dos bairros próximos às unidades, foram 672 imóveis visitados pelas equipes, que orientaram, verificaram se havia recipientes com água e eliminaram os focos encontrados. Na ocasião, os agentes também contarão com a ajuda de um drone para mapear e identificar possíveis focos em locais de difícil acesso.
Fontes: