A Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda (HMMABH), gerenciada pela SPDM/PAIS (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina – Programa de Atenção Integral à Saúde), foi certificada com o título de Hospital Amigo da Criança, concedido pelo Ministério da Saúde. Esta é a primeira vez que a maternidade recebe a certificação da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), que reconhece as unidades hospitalares que atendem aos dez passos para o sucesso do aleitamento materno.
“A maternidade recebeu este título porque temos uma equipe multidisciplinar que visa o acolhimento e a qualidade do cuidado das gestantes e seus bebês. Eles merecem a certificação das boas práticas realizadas, e eu me sinto honrada de fazer parte dessa história!”, destaca a diretora técnica do Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda, Dra. Ana Murai.
Os dez passos para o aleitamento materno envolvem a adoção de uma política de apoio à amamentação, com treinamento da equipe para fornecer informações adequadas às gestantes. O título representa o compromisso da maternidade com a promoção de práticas que garantem um atendimento humanizado tanto para as mamães quanto para os recém-nascidos. O aleitamento materno é um dos pilares dessa abordagem, pois contribui diretamente para a redução da mortalidade infantil e fortalece o vínculo entre mãe e filho desde o nascimento.
A Maternidade Maria Amélia segue as diretrizes preconizadas pelo Ministério da Saúde e adota práticas como o incentivo à amamentação na primeira hora de vida, o contato pele a pele logo após o nascimento e a não utilização de chupetas ou similares. Esses cuidados são essenciais para garantir o desenvolvimento saudável do bebê e a recuperação da mãe. Além disso, a unidade oferece 64 leitos de alojamento conjunto, proporcionando que as mães fiquem com seus bebês 24 horas por dia, até a alta hospitalar.
Com um histórico de cerca de 57 mil partos realizados em 13 anos, e onde 70% deles foram de partos normais, a Maternidade Maria Amélia realiza em média 350 partos por mês e conta com 13 leitos de UTI neonatal, 12 leitos clínicos, 22 leitos intermediários, oito leitos para método canguru, duas salas de centro cirúrgico obstétrico e seis salas de parto. Por meio dessa certificação, o seu comprometimento com a excelência no atendimento e com o bem-estar das mulheres e seus filhos atendidos reflete o excelente trabalho da equipe multidisciplinar da maternidade.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.
https://saude.prefeitura.rio/noticias/maternidade-maria-amelia-recebe-titulo-de-hospital-amigo-da-crianca/