No dia 12 de abril, é celebrado o Dia do Obstetra, data importante para reconhecer o trabalho e a competência dos profissionais que, com cuidado e dedicação, garantem a saúde de mamães e bebês durante a gestação, o parto e o pós-parto. No Hospital Geral de Guarulhos (HGG), gerenciado pela SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento, a Maternidade oferece um atendimento integral, com cuidado especializado, sempre com foco no bem-estar da gestante e do recém-nascido, apoiado por uma equipe multidisciplinar.
A Maternidade do HGG é referência no atendimento às gestantes de Guarulhos e da região do Alto Tietê, composta pelos municípios de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel e Suzano, que somam mais de três milhões de habitantes. As mulheres que buscam atendimento no HGG podem ser encaminhadas pela Central de Regulação Estadual ou por demanda espontânea, com uma porta aberta para partos de baixo e alto risco, em todas as fases da gestação.
O processo de atendimento começa no Pronto Socorro Obstétrico, onde as gestantes são avaliadas de forma individualizada. Caso seja necessário, podem ser realizados exames, medicações e, se indicado, a internação para acompanhamento. Quando chega o momento do parto, seja por cesárea ou parto normal, as pacientes são encaminhadas ao Centro Obstétrico, que conta com mais de 400 metros quadrados, oferecendo espaços específicos como pré-parto, pós-parto e áreas dedicadas a patologias obstétricas.
“Sendo a primeira especialidade médica do mundo como a conhecemos, dentre todas com sua especial dose de importância, o obstetra, capitaneado por uma equipe multidisciplinar igualmente importante, é equivalente a um maestro em uma grande orquestra. Ele não é o único, mas o principal personagem depois do binômio mãe e bebê. Responsável por dezenas de atos e ações que irão culminar com a construção de uma sociedade capaz de desfrutar plenamente de um equilíbrio harmônico biopsicossocial pleno”, afirma o Dr. Sergio Felipe, coordenador médico da Maternidade do Hospital Geral de Guarulhos.
O Pronto Socorro de Obstetrícia e o Centro Obstétrico têm uma equipe multidisciplinar composta por três médicas obstetras disponíveis 24 horas por dia, além de outros especialistas das mais diversas áreas médicas e de saúde. O HGG proporciona um atendimento completo e especializado, tanto para as gestantes quanto para os bebês. A Maternidade do hospital realiza em média 300 partos por mês e, durante o ano passado (2024), realizou 3.250 partos.
“Posso afirmar com elevadíssima convicção que o obstetra é o termômetro, a balança responsável e capaz de contribuir de maneira indispensável para a construção de um conjunto de tomada de decisões, da família na totalidade, especialmente da mulher. Dessa forma, este conjunto de atos e ações culmina em um planejamento reprodutivo responsável, lúcido, oportuno e seguro. Ressaltando que esta tarefa deve ser sempre exercida sem interferir nunca na autonomia da mulher”, conclui o Dr. Sergio Felipe.
A Maternidade do HGG também se destaca por seus projetos de apoio e incentivo à amamentação e atividades educativas para gestantes e puérperas. O Banco de Leite do hospital atende não apenas as pacientes da maternidade, mas também as mamães de toda a região de Guarulhos e do Alto Tietê, garantindo que o leite materno esteja disponível para aqueles que mais necessitam.
O Dia do Obstetra é, portanto, uma data para refletirmos sobre a importância desses profissionais que, com empatia e competência, acompanham e protegem a vida da mulher e de seus filhos. Para as futuras mamães da região, o Hospital Geral de Guarulhos segue à disposição, oferecendo cuidados especializados com um atendimento que respeita a individualidade de cada mulher e cada bebê.