A Campanha Abril Verde busca reforçar a importância da prevenção e conscientização de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. A escolha do mês também está ligada ao dia 28 de abril, data em que é celebrado o Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho. Alinhado a essa causa, o Hospital Geral de Guarulhos (HGG), gerenciado pela SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, promoverá ações voltadas para seus colaboradores, com intuito de fortalecer a cultura de segurança no ambiente hospitalar.
“Um dos principais setores que tem mais acidentes é o da saúde. Posteriormente, o setor da construção civil. E isso tem que ser acompanhado de perto, porque são acidentes dos mais variados, seja típico, biológico ou até mesmo de trajeto, como o HGG, que está inserido próximo a várias rodovias. Então, o deslocamento desses colaboradores ocorre por essas rodovias. E aí, esse cuidado, ele não ocorre só em abril. A gente cuida durante todo o ano, por exemplo, em maio tem campanhas de segurança no trânsito, em dezembro, a gente tem o dezembro vermelho contra a prevenção de DST e perfuros cortantes”, declara Daumir Aluisio Stelmo Junior, Engenheiro de Segurança do Trabalho do HGG.
No dia 25 de abril, durante o dia, o HGG realiza a entrega de panfletos informativos com orientações e dicas sobre boas práticas de segurança no trabalho para seus colaboradores e pacientes que estiverem pelo hospital, reforçando medidas simples, porém fundamentais, para a prevenção de riscos ocupacionais. Além disso, como símbolo do compromisso com essa causa, será feita a entrega de laços verdes, cor que representa a campanha Abril Verde e que busca despertar a atenção para a importância da prevenção.
Ainda como parte da programação, em celebração ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, será montado um “corredor de prevenção a acidentes” na entrada principal dos colaboradores. A exposição trará uma demonstração de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) utilizados no hospital e apresentará dados sobre os acidentes de trabalho registrados nos últimos três anos, incentivando a reflexão e a conscientização de todos sobre a importância da proteção no exercício das atividades laborais.
“Itens de segurança para áreas de isolamento, máscaras para isolamento, óculos, face shield, luvas descartáveis, luvas estéreis. No setor de manutenção, os mais diversos, desde macacão para eletricista, bota para anti-arco elétrico, luva para encanador, luva térmica… A variedade de EPIs que se tem em um hospital, em decorrência das atividades, é infinita e no dia a dia as pessoas desconhecem todo esse cuidado e essa proteção”, declara Daumir, sobre os itens que serão demonstrados no hospital para os colaboradores.
Ao realizar essa mobilização, o Hospital Geral de Guarulhos reafirma seu compromisso com o bem-estar físico e emocional de seus profissionais, valorizando a vida e incentivando práticas que contribuem para um ambiente de trabalho cada vez mais seguro.