A SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, por meio do programa Viver Bem das Instituições Afiliadas, dá início à 13ª edição da Campanha do Agasalho, uma iniciativa solidária que, desde 2013, transforma o inverno de milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade. Até 16 de junho de 2025, colaboradores, usuários e comunidade são convidados a participar ativamente desta ação que vai além da arrecadação de roupas, promovendo engajamento, empatia e consciência social.
“Mais do que doar roupas, essa campanha é um convite à solidariedade e à empatia. Cada agasalho, cada item entregue representa um gesto de cuidado com o próximo e reforça nosso compromisso com a responsabilidade social e com a promoção da dignidade humana”, afirma Dr. Nacime Mansur, superintendente da SPDM Afiliadas.
Com o tema “Aqueça vidas, fortaleça laços!”, a campanha deste ano reafirma seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente os ODS 1 – Erradicação da pobreza, ODS 10 – Redução das desigualdades e ODS 12 – Consumo e produção responsáveis. A ação incentiva o reaproveitamento de roupas, calçados, cobertores e acessórios em bom estado, evitando o descarte indevido e levando acolhimento a quem mais precisa.
A mobilização ocorre nas instituições afiliadas da SPDM, com o apoio dos Comitês de Qualidade de Vida (QVT), responsáveis por organizar os pontos de coleta, promover a divulgação interna e garantir que as doações sejam corretamente destinadas às organizações, instituições beneficentes, bazares solidários, comunidades em torno das filiais, grupos socialmente vulneráveis ou afiliais da SPDM que necessitem de ajuda para pacientes, como o Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental (CAISM) e o Complexo de Cuidados às Pessoas com Necessidades Relacionadas à Dependência Química em Cenas Abertas de Uso (CCDQ).









