O Hemocentro HSP UNIFESP, responsável pelo abastecimento de seis hospitais de média e alta complexidade, enfrenta uma redução de 30% nas doações de sangue e faz um apelo urgente à população. Em plena campanha do Junho Vermelho, mês dedicado à conscientização sobre a importância da doação de sangue, o hemonúcleo alerta para o risco de desabastecimento. Atualmente, o estoque é suficiente para apenas dois dias de demanda, o que representa uma situação crítica.
Todos os tipos sanguíneos precisam de reforço, especialmente os tipos negativos e o O positivo, que apresentam maior escassez. A queda nas temperaturas é um dos principais fatores que contribuem para a redução no comparecimento de doadores, cenário comum nesta época do ano.
O hemocentro reforça a importância de manter as doações constantes, principalmente para garantir o atendimento de hospitais que são referência em São Paulo e em todo o país: Hospital São Paulo (HSP/Unifesp), Hospital de Transplantes Dr. Euryclides de Jesus Zerbini (Hospital Brigadeiro), Hospital Estadual de Diadema (HED), Hospital Geral de Guarulhos (HGG), Hospital Geral de Pirajussara (HGP), Fundação Oswaldo Ramos (Hospital do Rim) e Hospital da Mulher.
“A doação de sangue é um gesto simples que tem um impacto imenso na vida de quem precisa. Precisamos do apoio da população para evitar o desabastecimento, principalmente neste período em que as doações caem com a chegada do frio. Nosso apelo é para que as pessoas compareçam ao hemocentro nos próximos dias e nos ajudem a salvar vidas”, afirma a diretora técnica do Hemocentro HSP UNIFESP.
Além do apelo, o hemocentro promove ações especiais ao longo do mês de junho para acolher e homenagear os doadores. A programação cultural inclui encontros literários e apresentações artísticas como forma de agradecimento.
Programação especial – Junho Vermelho 2025
14/06 – Festa Junina com o Instituto Conta Gotas e participação da jogadora campeã olímpica Fofão. Comidas típicas, atividades culturais e agradecimento aos doadores.
21/06 – Encontro literário “Letraria” com a Sra. Áurea. Doação e entrega de livros aos doadores.
28/06 – Apresentação de dança para celebrar a solidariedade dos doadores.
Critérios para doar sangue:
- Ter entre 16 e 70 anos (menores precisam de autorização dos responsáveis)
- Pessoas com mais de 60 anos devem ter doado anteriormente
- Estar em boas condições de saúde
- Pesar no mínimo 50 kg
- Apresentar documento oficial com foto (RG, CNH)
- Estar alimentado (evitar alimentos gordurosos antes da doação)
- Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas
- Ter dormido bem na noite anterior
Serviço:
Endereço: Rua Diogo de Faria, 824 – Vila Clementino, São Paulo/SP
Atendimento: segunda a sexta, das 8h às 17h; sábados, das 8h às 12h
Mais informações: hemocentro.unifesp.br