O AME Idoso Oeste, gerenciado pela SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, realiza entre os dias 23 e 27 de junho, a Semana de Prevenção de Quedas, com uma programação diversa voltada à promoção da saúde e da autonomia da pessoa idosa. A iniciativa é destinada especialmente aos idosos que já realizam atividades físicas e fisioterapia na unidade, além de contar com eventos abertos a todos os idosos atendidos pelo AME e colaboradores.
“As quedas têm um impacto significativo na independência e na qualidade de vida dos idosos, podendo causar lesões físicas, psicológicas e sociais. Essa programação especial reforça a importância de que atitudes aplicadas no dia a dia fazem uma grande diferença para a segurança deles”, afirma Dra. Adriana Bottoni, diretora técnica do AME Idoso Oeste.
Entre os destaques estão atividades práticas e educativas, como:
– Oficina de Cuidado com os Pés: onde receberão orientações de forma expositiva e demonstrativa sobre os principais cuidados com os pés e a escolha adequada de calçados para prevenir quedas.
– Oficina de Prevenção de Quedas na Rua: de atividade prática com orientações sobre como agir com segurança ao caminhar em espaços públicos.
– Circuito de Equilíbrio: de treino prático de equilíbrio e fortalecimento muscular de membros inferiores, importante para a estabilidade corporal.
– Gincana sobre Risco de Cair: em formato de tabuleiro humano, os idosos participam de uma dinâmica lúdica onde interagem com situações simuladas de risco de queda.
Durante o horário de almoço, serão oferecidas atividades abertas a todos os idosos e colaboradores do AME, sem necessidade de inscrição prévia e conforme o limite de vagas disponíveis, como ioga, treino funcional, pilates e dança terapia.
Além disso, palestras com especialistas abordarão os principais fatores de risco e estratégias de prevenção de quedas. Elas serão destinadas a todos os idosos acompanhados pelo AME, sendo necessário realizar inscrição antecipada no Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da unidade.