As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Paulo, gerenciadas pela SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento, prepararam ações de orientação sobre a Semana Mundial do Aleitamento Materno para os pacientes durante os dias primeiro e sete de agosto.
A UBS Vila Ema irá ofertar a todas as pacientes que passarem pela unidade informações a respeito do tema, e, além disso, irá promover palestra e passar orientações personalizadas às gestantes e puérperas que frequentam a unidade.
Já a UBS Jardim Sinhá irá reunir as mulheres atendidas pela unidade no Grupo de Gestantes especial de agosto, que contará com discussões sobre o aleitamento materno e seus benefícios. Ao final, todas participarão de um café de encerramento para estreitar os laços e trocar experiências.
Os colaboradores da UBS Iguaçu prepararam um espaço atrativo com uma poltrona confortável e um mural com diversas fotos das colaboradoras da unidade amamentando seus filhos para incentivar o aleitamento materno por meio do elo gerado entre a equipe profissional e as mamães do território.
Já no Hospital Municipal Vereador José Storopolli, localizado na Vila Maria, será realizado o encontro – Projeto Roda de Gestantes, que consiste na visita das mulheres ao hospital, com cartilhas contendo orientações em português e espanhol. As gestantes presentes também receberão orientações sobre aleitamento na Unidade de Internação Maternidade à beira do leito, para tornar a experiência ainda mais única.
As atividades realizadas nas unidades de saúde gerenciadas pela SPDM tem como objetivo incentivar o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida, estimular a amamentação complementar até pelo menos os 2 anos e promover ambientes de trabalho, saúde e públicos que apoiem mães lactantes.