O CEI Nova Luz, gerenciado pela SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, oferece bioterapia para as crianças que frequentam a unidade, uma atividade educativa, com experiência sensorial e afetiva, em que o aprendizado ganha vida por meio da interação com animais cuidadosamente selecionados e legalizados pelo IBAMA.
Iniciado no começo de 2025, o projeto foi idealizado com o propósito de proporcionar para as crianças uma conexão intensa e respeitosa com a natureza, estimulando o desenvolvimento cognitivo, emocional e físico em um ambiente acolhedor e cheio de descobertas para os pequenos.
“Acreditamos que a natureza tem um papel essencial no desenvolvimento cognitivo, emocional e físico das crianças. Quando esse contato acontece desde cedo, cria-se um vínculo afetivo com o meio ambiente. Um passo importante para formar uma consciência socioambiental genuína”, declara Daniela Junqueira, diretora administrativa do setor de educação da SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina e da FPCS – Faculdade Paulista de Ciências da Saúde.
A cada mês, três novos animais são apresentados, garantindo que ao longo do tempo todas as crianças conheçam e interajam com o maior número possível de espécies. Sempre respeitando o tempo e o modo de cada criança, as atividades são pensadas para que esse contato aconteça de forma leve, segura e confortável tanto para a criança quanto para o animal.
Durante as atividades, as crianças têm a oportunidade de conhecer, tocar e observar animais como a jiboia arco-íris, lagarto pogona, iguana, coelho, cão da raça Bernesse, porquinho-da-índia, hamster, calopsita, coruja, baratas de Madagascar, entre muitos outros, incluindo invertebrados conservados em resina, como escorpiões, aranhas e libélulas.
Além de aprender sobre os hábitos, cuidados e características dos animais, os pequenos desenvolvem valores como o respeito, o carinho e a responsabilidade com o meio ambiente. É uma forma lúdica e natural, o contato com a natureza é essencial para formar cidadãos mais conscientes, sensíveis e humanos desde a infância.
Os benefícios vão além do aprendizado, a bioterapia contribui para o bem-estar emocional das crianças, ajudando-as a se sentirem mais calmas, concentradas e felizes nas atividades do dia a dia. Com essa iniciativa, o CEI Nova Luz reafirma seu compromisso com uma educação infantil de qualidade, inovadora e conectada com os princípios da sustentabilidade.









