As Comissões de Sustentabilidade das Clínicas de Família Medalhista Olímpico Ricardo Lucarelli Souza, Amaury Bottany, Padre Marcos Vinício Miranda Vieira e José Antônio Ciraudo, localizadas no Rio de Janeiro e gerenciadas pela SPDM/PAIS – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina / Programa de Atenção Integral à Saúde, organizaram um mutirão de plantio de mudas de árvores nativas em suas respectivas unidades.
“A iniciativa trouxe benefícios ambientais como a melhoria da qualidade do ar, conservação do solo, aumento da biodiversidade e redução da temperatura local. Também promoveu a conscientização ambiental e o engajamento da comunidade. Como resultado, a área foi revitalizada e houve um fortalecimento do compromisso coletivo com a sustentabilidade”, declara Keylla Pereira, analista ambiental da SPDM/PAIS.
A ação teve como tema “As mudanças climáticas e o impacto na saúde humana”, que além do plantio, promoveu atividades educativas sobre os efeitos do clima na saúde. Ao todo, 50 mudas de espécies como Ipê Amarelo e Grumixameira foram plantadas e distribuídas aos pacientes, com adubo orgânico, incentivando o cuidado ambiental também fora do ambiente clínico.
As clínicas participantes foram escolhidas para representar as diferentes regiões atendidas pela SPDM/PAIS, que administra 98 serviços da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Mais de 60 pessoas participaram da ação, que também resultou na revitalização das áreas externas das unidades e no fortalecimento do engajamento comunitário com práticas sustentáveis.
Fonte: SPDM/PAIS
https://www.spdmpais.org.br/Noticia/CarregaModelo?idNoticia=993









