Instituto de Ensino e Pesquisa em Nefrologia e Hipertensão (IPEPENHI)

Hrim – Hospital do Rim é conhecido nacional e internacionalmente como um Centro de Excelência em Transplante Renal e tratamento de doenças renais. Nos últimos vinte anos, tem sido o hospital que mais realiza transplantes renais no mundo.

O hospital foi inaugurado em 1998, coroando o trabalho iniciado em 1983 por um grupo de docentes da Disciplina de Nefrologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), quando fundaram o Instituto Paulista de Estudos e Pesquisas em Nefrologia e Hipertensão (IPEPENHI). Em 1993, esse Instituto foi rebatizado, passando a se chamar Fundação Oswaldo Ramos, atual mantenedora do Hospital do Rim, uma instituição sem fins lucrativos, filantrópica, com autonomia administrativa e financeira.

Desde o início de suas atividades, além da excelência no atendimento aos seus pacientes, o hospital é um campo para ensino e pesquisa em diversas áreas do conhecimento.

A estrutura do Hospital do Rim é composta por 4 salas cirúrgicas equipadas para a realização de transplantes, cirurgias videolaparoscopias urológicas e do aparelho digestivo, bem como para cirurgias cardíacas e vasculares. Além de, 5 unidades ambulatoriais, laboratório de análises clínicas e anatomia patológica, unidade de imagem (raio-x; ultrassom; tomografia e ecocardiograma) além de uma área de hemodinâmica.

Pular para o conteúdo