A Prefeitura de São Paulo, por meio de uma parceria estratégica com duas grandes instituições de saúde, iniciou o “UPAs em Ação”, projeto para transformar 11 UPAs da capital em centros de excelência no atendimento emergencial. Entre as unidades escolhidas, destacam-se 10 UPAs gerenciadas pela SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, as UPAs City Jaraguá, Pirituba, Perus, Vila Mariana, Mooca, Tatuapé, Carrão, Vila Maria, Sacomã e Jabaquara, que terão melhorias na assistência aos pacientes em condições graves.
“Trata-se de um projeto inovador dentro dos serviços de urgência e emergência da capital, que vem ganhando enorme importância dentro da rede municipal de saúde”, frisa a secretária executiva da Atenção Básica, Especialidade Vigilância em Saúde (Seabevs) da Secretaria Municipal da Saúde, Sandra Sabino.
O projeto visa aprimorar o atendimento nas unidades de pronto atendimento, focando em ações que garantam a rápida detecção e o manejo adequado de condições clínicas graves, como infarto, AVC, sepse e outras emergências. Com isso, as UPAs poderão desempenhar um papel importante com protocolos de eficiência no atendimento e de redução de tempos de espera.
O processo de melhoria envolve quatro frentes principais: Assistência ao Paciente, Excelência Operacional, Custeio e Liderança. Na área de assistência, será dado destaque ao uso de protocolos clínicos e intervenções, especialmente em condições críticas, além da implementação de medidas para garantir maior eficiência operacional e redução de desperdícios.
Outro ponto relevante do projeto é a capacitação das lideranças das unidades, que serão treinadas para reforçar a cultura de melhoria contínua, garantindo mudanças duradouras na gestão do atendimento. Esse trabalho tem a intenção de fazer com que as UPAs sejam modelos de excelência, não apenas no atendimento emergencial, mas também na forma como conduzem seus processos internos.
A participação dessas unidades no projeto reflete o compromisso da SPDM com a melhoria contínua e com a saúde da população paulistana, garantindo que todos que busquem atendimento em emergências recebam um serviço cada vez mais qualificado e eficaz. Até o final de 2025, as UPAs estarão mais preparadas para lidar com fluxos rápidos, eficientes e seguros, proporcionando um cuidado de qualidade em situações emergenciais.
O Programa UPAs em Ação
Lançado no último dia 27, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) iniciou o programa UPAs em Ação – Transformando as emergências com ciências da melhoria, cujo objetivo é melhorar a experiência dos usuários e a qualidade do atendimento em 11 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital até o final de 2025.
O programa será coordenado pela Secretaria Executiva da Atenção Básica, Especialidade e Vigilância em Saúde (Seabevs) da SMS, com apoio técnico do Institute for Healthcare Improvement (IHI) e da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, por meio do Escritório de Excelência Einstein. Essas organizações são referências em qualidade, segurança e eficiência na área da saúde.