Comemorado no dia 17 de novembro, o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata reforça a importância de hábitos saudáveis e da realização de exames regularmente para combater a doença. Se detectado precocemente, o câncer de próstata tem altas taxas de cura, mas para isso é necessário que os homens superem a vergonha e busquem orientação médica de forma antecipada.
Apesar de ser um câncer silencioso nas fases iniciais, ele pode ser controlado com diagnóstico precoce. E é exatamente essa a missão do Novembro Azul, movimento criado em 2003 na Austrália e que ganhou proporções globais, promovendo não apenas a conscientização sobre o câncer de próstata, mas também incentivando o cuidado com a saúde masculina.
Fatores de Risco e Sintomas
A idade avançada é o principal fator de risco para o câncer de próstata, a maioria dos casos se desenvolve a partir dos 65 anos. Porém, o histórico familiar, a etnia (homens negros têm maior tendencia em desenvolver formas agressivas da doença), o consumo de cigarro e álcool, obesidade, sedentarismo, alimentação com alimentos gordurosos e a exposição a produtos químicos/tóxicos também são considerados fatores de riscos.
Entre os sintomas mais comuns estão a dor ao urinar, o aumento da frequência urinária, o jato urinário fraco e a presença de sangue na urina ou no sêmen. Nos estágios mais avançados, o câncer de próstata pode causar dor óssea.
Como se prevenir?
A melhor forma de prevenir a doença é adotar hábitos saudáveis, praticar atividades físicas regularmente, manter uma alimentação saudável e evitar o consumo excessivo de álcool e cigarro. Além disso, é fundamental realizar exames preventivos de rastreamento a partir dos 45 anos, como o PSA (antígeno prostático específico) e o toque retal, que podem detectar alterações na próstata antes do surgimento dos sintomas.