O AME Idoso Sudeste, gerenciado pela SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, realizou, no dia 1° de agosto, a aula inaugural do Curso de Capacitação em Linha de Cuidado da Pessoa com Demência. Com formação voltada para profissionais da saúde de diferentes áreas, o curso visa qualificar os colaboradores para o atendimento de pessoas com demência, por meio de uma abordagem multiprofissional, humanizada e baseada em evidências.
Com formato semipresencial, o curso tem 145 alunos inscritos das áreas de enfermagem, medicina, serviço social, psicologia, nutrição, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, farmácia, educação física, odontologia e administração. A formação está organizada em cinco módulos com quatro aulas cada, totalizando 20 aulas, além de sete encontros, sendo dois presenciais e cinco online. O encerramento está previsto para o dia 2 de dezembro de 2025.
“A demência é uma das doenças crônicas mais preocupantes do momento. A população estimada de pessoas com demência é de mais de 275 mil no município de São Paulo, e cerca de 80% não têm diagnóstico. Este curso faz parte e dá sequência ao projeto de Matriciamento do AME Idoso Sudeste, que, na condição de unidade de Atenção Especializada, faz o apoio matricial com a Atenção Básica. Capacitar os profissionais da Atenção Básica busca a melhora no diagnóstico oportuno e na continuidade do cuidado dos pacientes com demência”, destacou a Dra. Maiumi Fukujima, Diretora Técnica do AME Idoso Sudeste.
A aula inaugural trouxe dados epidemiológicos atualizados, com base no Relatório Nacional de Demências (ReNaDe 2024), e evidenciou a distribuição territorial de casos estimados no município de São Paulo. Com foco na troca de experiências entre os profissionais, o curso visa preparar as equipes para lidar com os diversos aspectos clínicos, emocionais e sociais do cuidado à pessoa com demência.
Os alunos terão a oportunidade de se atualizarem e aprimorarem suas habilidades, proporcionando uma melhor qualidade de vida para esses pacientes. Com conteúdos reformulados, incluindo a Lei n.º 14.878/2024, que institui a Política Nacional de Cuidado Integral às Pessoas com Doença de Alzheimer e Outras Demências no Brasil, reforçando o compromisso com a construção de uma rede de assistência qualificada e integrada.