No dia 6 de junho é celebrado o Dia Nacional do Teste do Pezinho, uma data criada para conscientizar a população sobre a importância desse exame fundamental para a saúde do recém-nascido. No Hospital Geral de Pirajussara, gerenciado pela SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, a coleta do teste é realizada após 50 horas de vida do bebê, respeitando o período ideal para garantir resultados mais precisos.
“O teste é muito importante, pois permite a detecção precoce de algumas doenças e, com esse diagnóstico, possibilita a intervenção precoce, podendo melhorar significativamente o desenvolvimento e a qualidade de vida da criança”, destaca o coordenador da pediatria e vice-diretor clínico da unidade, Renato Naoyuki Tateyama.
Após a coleta, o resultado do exame fica disponível em média entre 20 a 30 dias e pode ser consultado diretamente no site do Instituto Jô Clemente (IJC), entidade parceira do Sistema Único de Saúde (SUS) que analisa os exames. Em casos de diagnóstico positivo, o paciente é encaminhado para tratamento especializado ainda na alta hospitalar, diretamente para a equipe do instituto.
O exame permite o diagnóstico precoce de doenças genéticas, metabólicas, infecciosas e hematológicas nos recém-nascidos. Entre as doenças detectadas com mais frequência nos bebês prematuros internados na unidade, está o hipotireoidismo congênito, que, quando identificado e tratado precocemente, evita problemas como atraso no desenvolvimento e deficiência intelectual.
O teste do pezinho é um direito garantido a todas as crianças nascidas no Brasil e deve ser feito, preferencialmente, ainda na maternidade. Caso o bebê receba alta antes do prazo ideal para a coleta, os pais ou responsáveis devem procurar uma unidade de saúde para realizar o exame.
A maternidade do Hospital Geral de Pirajussara funciona com porta aberta, recebendo gestantes e seus acompanhantes a qualquer hora, com atendimento humanizado e contínuo. A unidade realiza cerca de 200 coletas do teste do pezinho por mês, reforçando o compromisso com a triagem neonatal precoce e a prevenção de doenças que podem impactar o desenvolvimento dos recém-nascidos.