O Hospital Infantil Dra. Lúcia de Fátima Ribeiro Guimarães Sá, em Fortaleza (CE), gerenciado pela SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, realizou uma ação de conscientização voltada para pacientes e acompanhantes, com foco na saúde mental. A iniciativa ocorreu durante o mês de janeiro, na campanha Janeiro Branco dedicada à saúde mental, que em 2025 tem o tema “O que fazer pela saúde mental agora e sempre?”.
“Realizar uma ação sobre o Janeiro Branco é uma forma de cuidar dos nossos pacientes possibilitando conhecimento acerca do tema e esclarecimentos de dúvidas, além de colaborar na vinculação deles com a equipe, pois se compreende que o cuidado no ambiente de saúde vai além da aplicação de procedimentos técnicos”, destaca a psicóloga Talita de Souza.
Durante a atividade, profissionais da unidade visitaram os leitos, onde foram distribuídos panfletos informativos e compartilhadas dicas de práticas que favorecem o bem-estar físico e emocional.
A prevenção ao suicídio também foi abordada durante a ação, devido à alta taxa de casos entre adolescentes, conforme pesquisa da Fiocruz. Foram esclarecidos os sinais de alerta para suicídio e divulgadas informações de organizações que oferecem suporte psicológico gratuito.
“Falar sobre saúde mental e promovê-la são atitudes essenciais para haver qualidade de vida e de saúde na população, sendo uma forma de tentar evitar que haja um crescimento do adoecimento emocional”, conclui a psicóloga Talita de Souza.
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) também podem oferecer acolhimento e acompanhamento aos pacientes que necessitam de atendimento especializado em saúde mental.
Fonte: SPDM/PAIS