O Complexo Hospitalar Irmã Dulce, gerido pela SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Praia Grande, adota práticas alinhadas aos critérios da ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance, que significa “Ambiental, Social e Governança” em português) para promover não apenas a sustentabilidade e a responsabilidade social, mas também a melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados pela unidade.
Essas ações estão presentes em diferentes setores do hospital, com destaque para iniciativas que visam reduzir o impacto ambiental, garantir a inclusão social e promover um ambiente de trabalho ético e transparente.
Práticas Ambientais (Environmental)
O hospital faz uso de energia renovável e limpa. Em parceria com a CPFL Energia, foi instalada uma usina solar que proporciona uma significativa redução no consumo de energia elétrica e contribui para a diminuição de custos da conta de luz da unidade.
Além disso, a unidade faz a gestão de resíduos sólidos em parceria com o município de Praia Grande, realizando a separação e destinação adequada de diferentes tipos de resíduos, como materiais recicláveis (papelão e plástico) e infectantes (seringas e luvas). O processo de compostagem contribui para a redução da quantidade de lixo enviada a aterros sanitários, alinhando o hospital às boas práticas ambientais.
Por meio da venda dos materiais recicláveis, a unidade faz a doação de cadeiras de rodas e de banho, promovendo a solidariedade e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Em ação para conscientização do meio ambiente, tendo como tema “É a mobilidade, mais saúde, menos poluição”, a unidade sensibilizou seus profissionais a não utilizarem carro/moto no trajeto ao trabalho, influenciando-os a fazerem o uso da bicicleta. E para isso, a unidade tem um bicicletário, que oferece o espaço para seus colaboradores que optarem por ir ao trabalho de bicicleta.
Práticas Sociais (Social)
No campo social, o Complexo Hospitalar Irmã Dulce adota medidas inclusivas que promovem a diversidade e o respeito entre todos os colaboradores e pacientes. A capacitação de profissionais em Língua Brasileira de Sinais (Libras) tem sido uma das principais iniciativas para garantir a acessibilidade no atendimento a pacientes com deficiência auditiva.
Além disso, o hospital promove ações para a valorização do bem-estar dos profissionais, com atividades como dança, música e palestras motivacionais, que ajudam a reduzir o estresse no ambiente hospitalar e incentivam uma cultura organizacional mais saudável e humana.
O hospital também se destaca pela promoção da inclusão e diversidade, incluindo profissionais LGBTQIA+ no seu quadro de funcionários, implementando o comitê de inclusão e diversidade, trazendo debates e eventos de conscientização. Além disso, garante que pessoas surdas e mudas recebam um atendimento de qualidade e humanizado desde sua chegada à unidade.
Práticas de Governança (Governance)
Na área de governança, o Complexo Hospitalar Irmã Dulce segue rígidos protocolos de ética e transparência, com uma gestão focada na integridade das operações e no bem-estar dos pacientes e colaboradores. A instituição investe em treinamentos contínuos, como Segurança do Paciente, Atendimento Humanizado e Simulação Realística, para garantir que todos os membros da equipe estejam alinhados às melhores práticas de cuidados e protocolos.
A política de qualidade do hospital também se destaca, com monitoramento constante dos processos assistenciais e adesão às práticas ESG, o que garante um atendimento de excelência. Além disso, o hospital engaja seus colaboradores e pacientes por meio de pesquisas de satisfação e campanhas educativas, como ações de conscientização sobre a segurança do paciente e o impacto positivo de reduzir o uso de carros, incentivando a utilização de bicicletas no trajeto ao trabalho.