O Hospital Geral de Pedreira (HGPED), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo gerenciada pela SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, implantou o Projeto Segunda Sem Carne visando a diminuição do consumo de carne uma vez por semana, especificamente às segundas-feiras. Ele reflete um compromisso com a sustentabilidade, com a saúde dos colaboradores e pacientes, além do respeito ao meio ambiente.
“Foi gratificante realizar este trabalho e, além de promover a educação alimentar, contribuir para a construção de um ambiente mais sustentável e resiliente, demonstrando que todos os resultados obtidos foram fruto de pequenas mudanças de hábito”, afirma Josias Tadeu Gomes, Técnico Ambiental do hospital e integrante da equipe responsável pelo projeto.
Desde sua implementação, a redução no consumo de carne tem mostrado resultados significativos. Em 2024, o Hospital Geral de Pedreira conseguiu zerar o consumo de carne nas segundas-feiras, substituindo-a por alternativas vegetais e enriquecendo o cardápio com opções nutritivas e saborosas. Com isso, foram evitadas cerca de 8.840 kg de carne por ano (quase 9 toneladas), o que resultou na redução de 2.961,4 toneladas de CO2 na atmosfera e 136 mil m³ de água deixaram de ser consumidos.
“Participar da implantação da campanha “Segunda Sem Carne” foi uma experiência desafiadora, mas extremamente gratificante. É inspirador fazer parte de uma iniciativa que contribui para a redução dos impactos ambientais, promove uma alimentação mais equilibrada e saudável, e ainda fortalece a sustentabilidade financeira da unidade. Além disso, perceber que ações como essa realmente fazem a diferença, especialmente em um ambiente hospitalar, é algo grandioso”, declara Marlla Natine, Gerente de Nutrição do hospital e integrante da equipe responsável pelo projeto.
Além dos benefícios ambientais, a ação gerou uma economia de cerca de R$ 147 mil anuais nos custos com proteínas e atingiu uma aprovação média de 90% do público que frequenta a unidade, tanto colaboradores quanto pacientes, por meio de painel interativo monitorado diariamente. A iniciativa também contribui para a promoção da saúde, já que a dieta baseada em vegetais está associada a menores riscos de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e problemas cardiovasculares.
A adesão ao projeto teve seus desafios, principalmente no início, com a resistência de alguns colaboradores em aceitar a proposta de um cardápio sem carne. No entanto, a aceitação entre os pacientes foi positiva desde o começo, o que evidenciou a importância da educação alimentar e de uma comunicação clara.
Com o sucesso da iniciativa no Hospital Geral de Pedreira, em 2024 a SPDM ampliou a ação para toda a rede hospitalar, promovendo uma alimentação mais saudável, sustentável e consciente. Este projeto não só incentiva a reflexão sobre os hábitos alimentares, mas também demonstra que pequenas mudanças no dia a dia podem gerar grandes benefícios para o planeta e para a saúde de todos.
Essa iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12 e 13 da Organização das Nações Unidas (ONU), que tratam sobre o Consumo e Produção Responsáveis, e Ações Contra a Mudança Global do Clima, respectivamente.
Esse projeto demonstra o comprometimento da SPDM em promover ações benéficas para o meio ambiente ligadas à prestação de atendimento de qualidade em unidades públicas de saúde. Confirma mais ações no 1º Relatório de Práticas ASG das Instituições Afiliadas: https://www.spdmafiliadas.org.br/relatorio-asg/









