Na tarde desta quinta-feira (22), a SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, por meio de seu escritório de políticas públicas, desenvolvimento sustentável e inovação social, recebeu a visita da Profª. Weruska Davi Barrios, nutricionista e pesquisadora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo – FSP/USP, acompanhada por representantes do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP, para uma reunião sobre a implantação e desenvolvimento do Acordo de Cooperação Técnica n°. 10/2023 – MDA, INCRA-SP e SPDM.
“Para nós, é uma grande satisfação reunir as equipes dos hospitais-escola de duas grandes universidades do nosso país, referências nacionais e internacionais na área de saúde e no compromisso com a ciência, educação e com a inovação em políticas públicas. É essencial somarmos esforços e abraçarmos esta agenda da alimentação saudável, com a inclusão de orgânicos e agroecológicos, proveniente da agricultura familiar no SUS”, afirma Dra. Larissa Beltramim, Chefe do Escritório de Políticas Públicas, Desenvolvimento Sustentável e Inovação Social da SPDM.
No encontro foram abordados os resultados positivos do projeto piloto que teve início no Hospital São Paulo em 2023 e foi fruto do diálogo entre o poder público, o terceiro setor e das parcerias com as organizações da sociedade civil, além do empenho e ação coletiva das áreas técnicas dos hospitais. A ideia foi apresentar à FSP/USP e ao HC/FMUSP a logística e questões burocráticas envolvidas na iniciativa para avaliarem as possibilidades de implantação do sistema de parcerias e compras desses alimentos nos departamentos de saúde e hospitais que administram.
A Profª. Weruska Davi Barrios, nutricionista e pesquisadora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo – FSP/USP, destacou que, “a inclusão dos alimentos agroecológicos nos hospitais, além da importância para a saúde humana, tem contribuição direta para a proteção ao meio ambiente e para o processo de transição agroecológica”.
Essa iniciativa de unir instituições para promover uma colaboração técnica e científica a partir da troca de experiência em torno do projeto de aquisição de alimentos saudáveis provenientes da agricultura familiar previsto no acordo tem como objetivo difundir boas práticas que unem a ciência e as políticas públicas de saúde e de agricultura familiar em prol de um Sistema Único de Saúde (SUS) mais sustentável e ecológico.
O encontro ocorreu na Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP) e contou com a participação de Elvio Motta, Superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar em São Paulo, e do Prof. Fulvio Scorza, Coordenador Científico da mesma instituição, que enfatizou seu desejo com o projeto, “nosso propósito é expandir a presença da Agricultura Familiar em hospitais de todo o Brasil”.
Também estiveram presentes representantes dos setores de contratos, compras e responsáveis pela administração do Hospital São Paulo que estiveram envolvidos no processo, bem como os gerentes de nutrição de ambas as instituições, responsáveis por acompanhar com rigor a aplicação das iniciativas propostas pelo acordo.









